“DraMARTizando” encanta o público do museu

Quem vê o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos do lado de fora, mal imagina o que se passa em seus jardins. Dentro, a história ganha vida e se transforma em música pelo projeto “DraMARTizando o passado… conhecendo o presente”, como parte da programação da Semana Nacional de Museus. Numa uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e o setor educativo do MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional, as escolas de Cabo Frio estão tendo a chance de conhecer mais sobre esse marco histórico da cidade.


O “Histórias no Convento” teve a participação de professores e alunos da rede municipal de Cabo Frio. Dentre elas, a Escola Municipal Professora Elicéa da Silveira, que esteve presente com uma turma de alunos na tarde desta quarta-feira (17). Na apresentação, as crianças ficaram conhecendo um pouco mais sobre o convento, bem como ouviram músicas e puderam fazer uma verdadeira viagem no tempo. Além disso, um quiz com perguntas históricas foi elaborado, incentivando a participação dos alunos do 2º ano.


As professoras Carmensita Vidal, Marcia Fonseca e Cristina Chagas, da Secretaria Municipal de Educação, foram responsáveis por esse mergulho na história. Elas escreveram o texto, encenaram as peças e cantaram para os alunos. Cristina lembra que ao mesmo tempo em o projeto estimula a leitura, apresenta às crianças a história do município, gerando a valorização do museu. Marcia e Carmensita completam, declarando que a ideia é sempre trabalhar para permear a história cultural dos negros e indígenas através da contação de histórias e o envolvimento do público surpreendeu. “Eles ficaram atentos, gostaram de perguntar e de aprender. É importante porque eles acabam semeando as histórias depois, passando pra frente a tradição do museu”, ressalta Carmensita. A representante do MART, Manoella Évora, agradeceu a parceria. “Nosso objetivo principal é a preservação do museu. Para isso, temos que criar um reconhecimento com a história, trazer os alunos pra cá e fazer eles entenderem que esse espaço está aberto a eles”, comenta ela.


Comemorando a Semana Nacional de Museus, de 14 a 18 de maio, o MART apresenta uma programação gratuita e interativa, com o tema: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, com diversas atividades para os estudantes, como música, contação de histórias, exposições e peças teatrais.


A responsável pelo Setor Educativo do Museu, Manoella Évora, diz que a proposta é criar um museu vivo, com música, cinema, feiras e participação das pessoas. Além do projeto, a campanha “Selfie no Mart” convida o público à mostrar sua presença nas redes sociais. Basta ir até o local, tirar uma selfie e postar com hashtag #Vempromart.


Nesta sexta-feira (18), a programação aos estudantes oferece a contação de história sobre Chico Preto, personagem típico das Folias de Reis da região Bragantina Paulista e Triângulo Mineiro. A atividade é voltada para alunos do Ensino Fundamental I e acontece às 10h30 e às 14h30.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.