Emoção marca hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró

O hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró, neste domingo, 25 de novembro de 2018 foi marcado pela emoção e pela certeza de que, quando o povo quer e encontra o respaldo no Poder Público, coisas boas podem acontecer. Cerca de 1.500 pessoas acompanharam toda a cerimônia, que teve início às 9h.

Os benefícios da Bandeira Azul já puderam ser sentidos na chegada à Praia do Peró, com trânsito livre, asfalto recuperado e vagas controladas pela Coserpe ou nos estacionamentos particulares.

Na Orla, totalmente modificada, com calçamento e rampa de acessibilidade, muita gente já estava aproveitando a novidade.  Sob o som brasileiríssimo de Jorge Villas, os trabalhos começaram com a soltura de uma tartaruga verde, resgatada e recuperada pela CTA, que nem esperou os flashes para aproveitar a nova liberdade em uma praia tão limpa.

As presenças ilustres de deputados, e vereadores foram suplantadas pelos cidadãos, principalmente os moradores do Peró que, há dois anos deram início a sonho, convidando Paloma Arias, a pessoa que mais entende de Bandeira Azul no Brasil, para uma palestra, que culminou na emocionante cerimônia deste domingo.

 

Como disse o prefeito, Adriano Moreno, “não há ninguém que possa tirar esta conquista do povo de Cabo Frio.  O processo passou por três administrações, culminando na minha.  Eu fiz o que estava ao nosso alcance para que a Certificação se concretizasse, mas essa é uma conquista do povo, e administrador nenhum tem o direito de toma-la para si. Ela pertence a quem trabalhou por ela, a cada morador, cada comerciante, cada servidor público, do Meio Ambiente, da Fundiária, da Comsercaf, da Guarda Marítima e Ambiental, da Secretaria de Obras Públicas, do Turismo, enfim, pertence a quem abraçou a causa e entendeu que essa certificação era a melhor coisa que poderia acontecer a Cabo Frio.  A partir de amanhã, vamos brigar pela certificação da Praia do Forte e, mais que isso, estamos enviando um Projeto de Lei à Câmara Municipal proibindo o uso de copos, sacolas e canudos de plástico no nosso município.  Se é pra ser sustentável, seremos em todos os sentidos”.

Emocionado, o prefeito Adriano Moreno recebeu das mãos de Leane Bernardi, Coordenadora Nacional do Bandeira Azul, o pavilhão que, finalmente, garantia a Praia do Peró como ecologicamente sustentável e com acessibilidade para todos.  E vieram de Leana as palavras mais animadoras: “eu percebi aqui uma coisa inédita, que é a vontade da população em ter essa certificação. Em outros lugares, geralmente, a candidatura parte do Poder Público. Aqui, não. Já começou nas mãos do povo.  Quando isso acontece, além de ser mais gratificante, torna mais fácil a manutenção da certificação, pois sabemos que todos estarão unidos trabalhando pela causa”, afirmou.

O coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, agradeceu aos seus antecessores, que mantiveram a luta pela certificação latente e, consequentemente, á oportunidade de poder contribuir com a fase crucial para que ela acontecesse.

“Não podemos deixar de agradecer a quem, antes, trabalhou pela certificação, mas não vamos esquecer, também, que aqueles que puseram a mão na massa nessa fase final, como a Fundiária, a Comsercaf, Posturas, o Turismo e Obras Públicas, por exemplo, foram fundamentais para que, enfim, esta bandeira tremule sob o sol de Cabo Frio. Quero agradecer a todos em nome do nosso secretário de Desenvolvimento, Felipe Araújo, da Paloma Arias e do Carlos Magno Maiques, que souberam conduzir os trabalhos com maestria. À nossa comunicação, que mostrou ao mundo quem somos e como agimos, e aos nossos fiscais, que cuidaram da cidade para que pudéssemos nos dedicar a esta causa.  Essa é uma conquista de todos nós”, finalizou.

O hasteamento da Bandeira Azul finalizou o evento, sob os acordes do Hino de Cabo Frio, com direito a tradução em libras por Lucas, um menino morador do Peró, e deixou a todos emocionados, afinal, se precisa ser acessível a todos para ter a certificação, a Praia do Peró mostrou que é capaz de, literalmente, incluir todos em seu grande cenário de cartão postal.

                                          

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.