Escola Municipal Arlete Rosa Castanho finaliza workshop para alunos surdos

Na próxima segunda-feira (17) acontece a conclusão do workshop “Vídeo na Escola” dos alunos com deficiência auditiva da Escola Municipal Arlete Rosa Castanho. A iniciativa visa utilizar da linguagem visual do cinema mudo como meio de expressão de ideias, sentimentos e conhecimentos junto aos alunos surdos. O encontro de conclusão do projeto também vai contar com um cine pipoca.

A ação reforça o uso dos recursos tecnológicos, que são mais que uma alternativa de comunicação para os surdos. Trata-se de uma ferramenta de aprendizagem em Língua de Sinais e do Português como segunda língua. Essa oportunidade contribui para a interação efetiva dos surdos com a sociedade e cumpre o que determina a legislação quanto à inclusão social.

Segundo Breno Azevedo, Gerente de Ensino Médio e EJA da Secretaria de Educação, o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação dos surdos se transforma em recursos que potencializam ações com o mundo. “Portanto, a construção de uma pedagogia priorizando elementos visuais no processo de ensino e aprendizagem do surdo é essencial. Permite que contemplem um mundo de possibilidade acessíveis visualmente, alçando novos horizontes”, disse.

O workshop teve dois encontros anteriores, o primeiro ocorreu no dia 7 de novembro. Nos turnos da manhã e da noite,  alunos e professores aprenderam sobre noções de cinematografia, com atividade prática de captura de imagem com celular. No segundo encontro, que ocorreu em 06 de dezembro, também nos turnos manhã e noite, eles fizeram um vídeo, tendo o cinema mudo como referência estética e como temática no cotidiano do aluno surdo.

Durante o projeto, foram produzidos dois trabalhos visuais: “Dor…” dos alunos do primeiro turno e “Pedindo ajuda”, dos estudantes do terceiro turno. A temática escolhida pelos dois grupos foi a dificuldade de comunicação que o surdo sofre, ao realizar tarefas do cotidiano: o que é simples para um ouvinte, é complicado para uma pessoa surda.

O evento é uma ação conjunta das Gerências de Educação Especial, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Assessoria de Tecnologia da Informação Educacional da Secretaria de Educação.