Escola Profª Catharina Silveira Cordeiro recebe visita de escritora da literatura infantil

Sexta-feira (31) foi um dia especial para os alunos do 1º ao 5º anos da E.M. Profª Catharina Silveira Cordeiro, localizada no bairro Monte Alegre, em Cabo Frio. Além da realização da “I Feira de Ciência e Tecnologia”, a escola contou ainda com a visita especial da escritora da literatura infantil Sonia Rosa, autora carioca que dá nome à biblioteca e sala de leitura da unidade.

 

Recebida com apresentações de teatro e música, a convidada conheceu os projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola, visitou os estandes da feira, contou histórias para os alunos e presenteou o acervo da biblioteca com seus novos livros.  

 

“É muito especial poder vir até aqui para contar histórias, abraçar pessoas e estar em um ambiente festivo onde a literatura é celebrada. São oito bibliotecas com o meu nome, sendo sete em escolas públicas municipais, e eu tenho a clareza de que é uma homenagem absolutamente singela; especial para toda vida e para além dela. É um patrimônio!”- declarou Sonia Rosa.

 

Sonia lançou seu primeiro livro em 1995, “O Menino Nito”, e é considerada um dos principais nomes no cenário da literatura infantil brasileira, com mais de 40 obras publicadas em território nacional e em países como Canadá, Estados Unidos e França. A escritora, que também é professora e pedagoga, defende em suas obras o protagonismo da criança negra e afro-brasileira, abordagem essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa.

 

De acordo com a diretora da escola, Patrícia Rosa, nos últimos dois meses toda escola esteve mobilizada no processo de pesquisa sobre a vida e a obra da autora e na organização da homenagem. Luis Fernando Teodoro, do 3º ano, conta que “foi muito bom homenageá-la, porque estudamos tudo sobre ela e poder conhecê-la pessoalmente foi demais!”.

 

Apaixonado por livros, o aluno do 2º ano Luiz Felipe dos Santos revela que a experiência de conhecer a escritora foi marcante: “Eu adoro ler! Quando leio, eu sinto que estou em paz, em calma, me sinto dentro dos livros. E eu gosto muito dos livros da Sonia Rosa, acho as histórias muito interessantes. Adorei tê-la aqui na escola, principalmente porque o nome dela está em nossa biblioteca e isso é muito legal!”.  

Sonia Rosa ressalta, ainda, a importância do incentivo à leitura dentro do espaço escolar para a construção da cidadania.

“Em um lugar onde a leitura sempre se faz presente, as ideias são alimentadas e a criança pensa de forma crítica e sensível. É um movimento do bem, lindo, e traz resultados profundos na vida dos alunos. São crianças que se colocam, que falam sem medo, leem com desenvoltura. Isso não é mágica, é fruto de um trabalho bem feito; o resultado é a formação de uma sociedade mais humana”- finalizou.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.