Espaço para atender às mulheres vítimas de violência é inaugurado em Cabo Frio

A coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, Nilma Carneiro, participou nesta sexta-feira (11) da inauguração da sala lilás, no 25º Batalhão da Polícia Militar. O espaço é específico para atendimentos às mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva, mas que seguem em situação de risco. O projeto Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida é uma parceria da PM com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

A sala lilás conta com cinco militares, que dão assistência primaria às vítimas, e depois as encaminham ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

“Essa parceria é de grande importância, pois possibilita melhor atendimento às mulheres, no momento em que as medidas protetivas são desrespeitadas pelos agressores. No Centro, elas terão um atendimento multidisciplinar, em que será trabalhado o seu empoderamento na tentativa de dar um fim ao ciclo da violência”, explicou a coordenadora.

A cerimônia contou também com a participação da superintendente dos Direitos da Mulher, Kátia Nelita, o superintendente de Políticas Públicas LGBTQ+, Marteus Cardoso, e as agentes da Guarda Civil Municipal, Fabiana Correia da Silva e Ana Carla dos Anjos Tavares, além de representantes do legislativo.

Patrulha especial

Além do espaço físico, a PM conta com duas viaturas específicas para fiscalização do cumprimento de medidas preventivas expedidas pela justiça. Os veículos têm uma faixa lilás para facilitar a identificação. O patrulhamento começou a funcionar essa semana e, até o momento, a equipe recebeu em torno de dez ocorrências.

O contato com equipe do projeto Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida pode ser feito por meio do telefone (22) 9.9234-0073, de segunda-feira a sábado, das 8 às 18h.

O 25º Batalhão da Polícia Militar é responsável pelo policiamento em Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e Araruama. O prédio fica localizado na Rua Inglaterra, s/n, Jardim Caiçara, em Cabo Frio.