Exposição “Viva Santos Reis” é exibida até este sábado (7) no Mart

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) exibe a exposição fotográfica “Viva Santos Reis”, que retrata a Folia de Reis na Região Sudeste. A mostra reúne 45 fotos de quatro profissionais que registraram essa manifestação cultural religiosa em três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra pode ser visitada até este sábado, dia 07, e a entrada é gratuita.

O pesquisador e curador da exposição, Daniel Arrebola, explica que são 15 fotos dele na mostra e as outras 30 são de três fotógrafos parceiros: Mauro Rodrigues e Nane Camargo, que fizeram o registro em Minas Gerais, e Andrea Silva que fotografou em São Paulo. 

Além de fotos, a exposição traz peças de Folia de Reis, como máscaras, roupas, chapéus, bandeiras, instrumentos e outros objetos. Essa é a primeira vez da mostra em Cabo Frio. O Mart também irá exibir o acervo que possui sobre a manifestação cultural.

“Convidamos os moradores de Cabo Frio para conhecer as diferentes Folias de Reis da Região Sudeste, observando o tanto que o folclore brasileiro é rico e diverso e, também, poder perceber como é bonita a devoção popular aos Santos Reis por trás dessas tradições”, convidou Daniel.

A Folia de Reis é uma manifestação de origem portuguesa e foi introduzida no Brasil no século XVI. É uma festa acontece no dia 06 de janeiro e que marca a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus após seu nascimento, em 25 de dezembro.

De acordo com a história, os reis (Baltazar, Gaspar e Melchior) chegaram até Jesus Cristo guiado por uma estrela, e ao encontrarem o menino presentearam-no com mirra, incenso e ouro. Em homenagem a esta passagem bíblica, surgiu a Folia de Reis. Durante os festejos, grupos compostos por músicos caminham pelas ruas da cidade, com trajes típicos, e levam alegria e bênçãos do menino Jesus a todas as pessoas que os recebem.

A exposição “Viva Santos Reis” pode ser visitada no horário de funcionamento do Mart nos fins de semana e feriado, das 14h às 18h. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional fica no Largo de Santo Antônio s/nº, no Convento Nossa Senhora dos Anjos. Para outras informações a instituição disponibiliza o e-mail mart@museus.gov.br

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.