Fevereiro culturalmente agitado em Cabo Frio

Calendário de eventos começa neste sábado

O calendário de eventos que a Secretaria de Cultura produz e apoia está recheado para o mês de fevereiro. Música, teatro, lançamento de livros, cursos, oficinas e feiras são algumas das atrações que já estão agendadas nos espaços culturais de Cabo Frio.

O primeiro evento acontece nesta sexta-feira (1), na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. O lançamento da obra literária “Livro Amarelo”, do autor Flávio Machado acontece às 19h30 no salão principal do espaço.

No próximo sábado (2), dia de Iemanjá, acontece em Tamoios, na Praia do Pontal dos Índios, das 9h às 17h, o evento “Presente às águas, Iemanjá, Rainha do Mar. No mesmo dia, mais uma edição do “Nosso Samba” trazendo o grupo “Samba que elas querem” e o “Selecta Dimina” ocorre na Praça da Bandeira, na Passagem, a partir das 18h. O grupo é uma roda organizada por mulheres musicistas que desejam protagonizar também o cenário do samba carioca com o sexo feminino.

Na próxima sexta-feira (8), dois eventos marcam a cidade. O primeiro, o projeto “Encontadores de História” convida profissionais em contação de histórias e oficineiros para se inscrever no projeto das 15h às 17h na Biblioteca Walter Nogueira (núcleo Centro). A mediadora no dia será a professora e contadora de histórias Christiane Rothier, que falará um pouco sobre a experiência na área e revelará ao público sobre o projeto, que visa profissionalizar contadores e oficineiros para, em no último trimestre de 2019, participarem do evento “Festival Literário Infantojuvenil” (Flin).

Ainda no dia 8, o tradicional Bloco Parókia abre o Pré Carnaval de Cabo Frio a partir das 21h na Rua Jorge Lóssio, 320, próximo aos Bombeiros. Os ensaios vão acontecer também nos dias 15, 22 e 1º de março, sempre no mesmo local e no mesmo horário.

No dia 9 (sábado), o Charitas recebe mais um lançamento de livro. O “Apocalipse”, de Pedro Ferreira será a obra da noite a partir das 19h. Ainda na literatura, no dia 12 (terça-feira) o Núcleo de Leitura Adélia Prado se reúne na Biblioteca Walter Nogueira às 15h para mais um encontro. Ainda no local, no dia 14 (quinta-feira), acontece o Curso de Renda e Bilros, às 14h.

Segunda quinzena intensa

A segunda quinzena de fevereiro promete com eventos para todas as idades. Os primeiros acontecem no dia 16. O Espaço Cultural Torres do Cabo, na Praia do Forte, recebe a artista cabo-friense Renata Dorea com uma mostra inédita das obras. A instalação da artista, que tem murais pintados por vários estados brasileiros, começa às 21h. Na ocasião, Renata pintará um mural durante o evento.

Ainda no dia 16, a Aldeia Criativa ocupa a Fonte do Itajuru com um mercado alternativo repleto de artesãos, culinária e cerveja artesanal e música ao vivo. E no mesmo dia e no dia 17, o Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb recebe a feira de artesanatos, oficinas e shows musicais do “Restinga Artesanal”. O evento acontecerá no foyer do teatro e no entorno do espaço começando às 17h e encerrando às 23h em ambos os dias.

Dia 17 também é dia de baile de Carnaval para as crianças. O já clássico “Música na Fonte”, que reúne amantes da boa música no único espaço arborizado e fresco do Centro de Cabo Frio aos domingos, para o “Mamãe eu quero! Bailinho de Carnaval”. O evento será destinado às crianças e as famílias são convidadas para irem fantasiadas. Na ocasião, músicos da cidade vão tocar marchinhas de Carnaval para o público que é convidado a levar água, frutinhas, confete e serpentina. O evento começa às 11h e encerra às 13h.

O fim do mês fica por conta do Teatro Municipal. Nos dias 20, 21, 27 e 28 o ator e diretor Marcelo Tosta apresenta aula-espetáculo de pesquisa da Cia. Teatral Religare. O evento acontece na Sala Ângelo Samerson às 20h.

No dia 22, o Coletivo Ônix chega com a segunda edição do evento “Soturno”, que ocupará o foyer e entorno do Teatro Municipal. Shows musicais, exposições do coletivo e discotecagem estão na programação do evento que começa às 19h e encerra às 21h.