Forte São Mateus é entregue à população cabo-friense

O Forte São Mateus foi entregue à população na tarde deste domingo (9). O local passou por obras de melhorias no acesso e revitalização. O evento começou por volta das 18h30 e contou com a presença do prefeito Dr. Adriano Moreno, de secretários municipais e do subsecretário estadual de Cultura, Giorgio Neroni. O ponto alto foi a apresentação do Coral Serenata, formado por crianças de uma comunidade de Vitória, no Espírito Santo e do músico Marquinho Moraes.

Antes de abrir as portas do monumento, o prefeito Dr. Adriano Moreno abriu a cerimônia com um discurso de agradecimento. “Eu gostaria de agradecer todas as secretarias por essa revitalização do Forte São Mateus. Gostaria muito de agradecer também a todo cidadão cabo-friense que tem nos apoiado nesses 138 dias de governo. Um governo que teve um começo muito difícil, sem recursos financeiros, mas que está olhando para frente. Hoje Cabo Frio volta a ser lembrado, não apenas pela beleza natural, mas pelo patrimônio histórico e cultural, que é imenso”, disse.

O subsecretário estadual de Cultura, Giorgio Neroni, habituado às terras cabo-frienses, também elogiou o evento. “Eu sempre vinha pra cá com a minha família na minha adolescência. Agora voltar para ver o patrimônio da cidade sendo recuperado e entregue à população é realmente muito gratificante”, comemorou.

Após anos em estado crítico e com acesso limitado, o Forte São Mateus foi entregue com nova pintura, guarda-corpos, novas hastes de inox para todo o trajeto com correntes. A iluminação também foi recuperada. O calçadão do canto da praia próximo ao local também passou por uma revitalização com limpeza, jardinagem e recolocação das pedras portuguesas.  A ponte foi recapeada, assim como as escadas de acesso. A obra durou um mês e o investimento foi de aproximadamente R$31 mil.