Fórum em Cabo Frio debate segurança voltada ao turismo

Cabo Frio sediou nesta quinta-feira (22) o Fórum de Segurança Turística, ministrado pela comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Polícia Militar (BPTUR-PMERJ), tenente-coronel Luciana Rodrigues. O evento destacou a importância da segurança ao turista e debateu a cooperação das entidades ligadas ao setor para as melhorias no serviço. Na ocasião, o tenente-coronel Roberto Dantas, responsável pelo batalhão que atende à Região dos Lagos (25º BPM), anunciou medidas de reforço no policiamento na região para a alta temporada. O evento contou com a presença do secretário de Turismo, Radamés Muniz e do secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.

“É muito importante trazer essa temática para o interior do Estado, principalmente para a Região dos Lagos, que é uma região turística que recebe um grande número de pessoas na alta temporada”, comentou o tenente-coronel Roberto Dantas, que ainda afirmou que os sete veículos usados nas rondas escolares serão remanejados para os principais pontos turísticos da região para atender as demandas relativas ao turista. Ações como uniforme e adesivo especial para as viaturas que fazem atendimento turístico, além de tendas e postos nas praias, também estão sendo analisadas.

A tenente-coronel Luciana Rodrigues ressaltou a importância da cooperação entre o trade turístico para as melhorias efetivas no setor. “Temos que buscar ações para a segurança do turista, mas o turismo deve ser pensado como um todo, desde ao bom atendimento nos hotéis, pelas Guardas Municipais, no comércio e, inclusive, dos moradores da cidade. O hoteleiro pode, por exemplo, dar informações sobre os locais em que não é indicado o turista ir sozinho e cuidados básicos como não deixar os pertences em espaços públicos como as praias”, afirmou.

Em casos de ocorrência, o turista deve sempre procurar o posto de policiamento mais próximo e realizar o boletim de ocorrência, já que as ações de segurança são pensadas através de números e dados dos crimes, segundo a policial. A tenente destacou ainda a necessidade da legalidade dos eventos, pois a Polícia Militar precisa estar nesses locais de grande movimentação para garantir a segurança dos moradores e turistas. Em Cabo Frio, os eventos precisam ter autorização prévia de vários órgãos do Governo Municipal e o prazo mínimo para dar entrada no processo de autorização no setor de Protocolos da Prefeitura é de 30 dias.

“Estamos trabalhando junto com a Postura, Meio Ambiente e demais setores municipais para organizar, mesmo com as dificuldades, um verão que busque o equilíbrio entre o lazer do turista e o respeito à rotina do morador. No verão a população de Cabo Frio se multiplica. Vamos trabalhar para manter o ordenamento da cidade”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.

Para o secretário de Turismo, Radamés Muniz, o fórum apresentou um saldo positivo, já que debateu uma área de interesse ao todo o trade da região. ”Devemos pensar Cabo Frio e região com a mesmo atenção dada aos grandes centros. Precisamos debater e solucionar as nossas demandas para atender bem o turista. Assim o visitante volta, a economia gira e toda a cidade ganha. Somos um município turístico e devemos tratar o setor com muita seriedade e comprometimento”, disse.

O fórum foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Cabo Frio, a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio Convention Visits Boreau e a Polícia Militar. A palestra teve ainda a participação de representantes da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio (CCS/CF), do Sebrae e da Secretaria de Turismo de Búzios.

 

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.