Horto Municipal recebe Projeto Futuro Guardião

A manhã deste sábado (02) marcou o início das atividades do Projeto Futuro Guardião no Horto Municipal Antonio Angelo Marques.  O Projeto é uma iniciativa da Associação dos Veteranos Militares – Guardiões das Tradições Aeroterrestres (GTMA), e envolve 239 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, matriculadas na rede municipal de ensino de toda a Região dos Lagos.

O objetivo do Projeto é o repasse de experiências e vivências de militares de todas as Forças, visando despertar o dever, o patriotismo, a responsabilidade, a civilidade e valores aos jovens atendidos, por meio de instruções semimilitares, cursos, práticas desportivas, defesa pessoal, noções de primeiros socorros, noções de prevenção e combate a incêndios, prática de rapel e marinharia e, agora, ecológicas.  Para ter continuidade no projeto, as crianças precisam ter notas escolares acima da média e, quando não conseguem, recebem reforço.

“A abertura do Horto Municipal como local de atividades vai nos ajudar a despertar em nossos cadetes o gosto pela natureza, as noções de ecologia, proteção da vida silvestre e muitos outros conceitos que precisam estar presentes na formação moral de todos os indivíduos. Lembramos que o percurso dos nossos cadetes não termina, aqui, aos 17 anos, pois, ao completarem a maioridade, eles passam a ser nossos instrutores, completando o ciclo de aprendizado e multiplicação de bons valores.  Eles são orientados e auxiliados quanto aos cursos preparatórios e concursos para as escolas de formação militar, buscando apoio e bolsas de estudo para aproveitamento dos interessados”, explicou o Comandante Alexandre Vieira, comandante do Projeto Futuros Guardiões.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, as atividades do Projeto servirão para atrair ainda mais frequentadores ao Horto Municipal.

“Quanto maior for a diversidade das atividades que acontecem no Horto, maior será seu público.  Isso vai proporcionar uma miríade de frequentadores que irão conviver em harmonia no mesmo espaço, nos levando ao objetivo maior de transformar o Horto Municipal em um lugar estritamente de convívio social e democrático”, enfatizou.

Ainda não existe um calendário com as datas em que o Projeto Futuro Guardião irá desenvolver atividades no Horto Municipal, mas a ideia inicial é de que seja, ao menos, uma vez por semana.  Os interessados em inscrever seus filhos devem procurar a sede do GTMA, na Avenida Teixeira e Souza, ao lado da 126ª DP.

SERVIÇO:

As inscrições para o projeto estarão abertas até 28 de fevereiro 2019, Na sede administrativa ou nos locais que se realizarão as atividades.

Documentos necessários:

DO ALUNO: