IBGE estima primeiros resultados da PNAD Covid em maio

Pesquisa do instituto foi iniciada na segunda (04) e estimativa é de dados sejam divulgados semanalmente às sextas-feiras

Cerca de dois mil agentes do IBGE iniciaram na segunda (04) a PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada em parceria com o Ministério da Saúde. A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados ainda este mês. A estimativa é de que os dados das grandes regiões sejam informados semanalmente, às sextas-feiras, e os dos estados, mensalmente. O período de coleta será até setembro de 2020.

O objetivo é quantificar as pessoas com sintomas de Covid-19 e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto, a pesquisa, que é feita por telefone, tem duração aproximada de 10 minutos. Os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181 e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistado.

 Ao todo, são 193,6 mil residências distribuídas em 3.364 municípios em todos os estados do país. O recorte da nova pesquisa foi definido a partir da base de 211 mil domicílios que participaram da PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2019 e selecionou aqueles com número de telefone cadastrado.

A pesquisa vai estimar a quantidade de pessoas que tiveram algum dos sintomas de Covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza. Além disso, será feita estimativa da parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde, dentre outras informações. Para os que não buscaram atendimento, os agentes vão perguntar que medidas adotaram para tratar os sintomas.

Em relação às internações, a pesquisa possibilita saber também se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.

Sobre o mercado de trabalho no período da pandemia, a PNAD Covid vai abordar sobre a prática de home office, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.

Informações coletadas têm sigilo e pesquisa contou com apoio de especialistas de outras instituições

Todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos.

Além disso, o IBGE utiliza a experiência em coleta por telefone de pesquisas econômicas e, para definir o melhor formato para a PNAD Covid, o corpo técnico do instituto contou com apoio de especialistas em amostragem e em pesquisas telefônicas de instituições como Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence); do Instituto Internacional de Estatística (ISI); Survey Research Center do Institute for Social Research, da Universidade de Michigan, entre outras.

Fonte: IBGE

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.