Índice de vacinação contra pólio e sarampo em Cabo Frio chega a 82%

Cabo Frio ainda não conseguiu alcançar a meta de imunizar 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra a poliomielite e o sarampo, que no município representa 10.662 crianças. Mesmo depois de três prorrogações da Campanha Nacional de Vacinação realizada pelo Ministério da Saúde e de diversas unidades municipais estarem à disposição dos pais, a procura foi muito abaixo da média e o índice atual da cidade é de 82%.

Devido à resistência de pais e responsáveis, a Coordenação de Imunização realiza busca ativa nas creches para alcançar a taxa obrigatória do Ministério da Saúde. A medida foi adotada devido à importância de se manter a cobertura vacinal nos níveis necessários tanto para proteção do público-alvo quanto da população em geral, uma vez que o sarampo é doença infectocontagiosa. De acordo com especialistas, ambas são doenças graves e que podem matar.

Até 31 de agosto, 55,72% das crianças foram vacinadas em Cabo Frio contra a pólio e 56,62% contra o sarampo. Nesta fase, com um mês de ação, esse foi um dos índices mais baixos da cidade em campanhas nacionais de imunização. Com a segunda prorrogação e o Dia D em 15 de setembro, o índice chegou a 78% e 80% contra a poliomielite e sarampo, respectivamente.

A vacina contra pólio é recomendada com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) até 1 ano de idade. Crianças a partir de 1 ano, até menores de cinco, que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Poliomielite

Segundo especialistas, a vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo

Este ano, 18 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a pasta está trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.