Mais de 30 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira (30)

Nesta segunda-feira (30), mais de 30 mil estudantes da rede municipal de ensino de Cabo Frio voltaram às aulas. O retorno às salas de aula ocorreu em 86 das 88 escolas do município. Apenas a escola Prof. José Francisco da Silveira Júnior, recém-inaugurada no Jardim Esperança, ainda não tem ainda alunos matriculados. Um grupo de alunos da E.M. Profª Patrícia Azevedo de Almeida será remanejado para a nova unidade e as demais turmas serão preenchidas através de transferências.

Todos os 129 professores do concurso de 2009, que foram empossados na última sexta-feira (27), puderam começar a lecionar na rede com o retorno das aulas. A diretora da E.M. Talita Hernandes Perelló, no Jardim Esperança, Vanessa Gaviorno, falou sobre o primeiro dia de aula na escola após o recesso escolar:

“Constatamos uma excelente frequência neste retorno às aulas, cerca de 90% dos alunos compareceram à escola. Esperamos que o próximo semestre transcorra como o primeiro, sem problemas, tendo os professores empenhados na recuperação da comunidade discente e contando com o apoio prestado pela equipe da Secretaria de Educação, que no primeiro semestre nos ajudou muito ao atender a todas as demandas solicitadas pela nossa unidade”, declarou.

Mais de 300 crianças iniciam o segundo semestre letivo na E. M. Prof. João Trajano, no Condomínio Monte Carlo

Mais de 300 crianças, entre 1 e 5 anos de idade, iniciaram o segundo semestre do ano letivo nesta segunda-feira (30) na Escola Municipal de Educação Infantil Professor João Trajano Bandeira Caixeiro, recém construída pelo Governo Federal para atender moradores do Residencial Monte Carlo – Condomínio Minha Casa Minha Vida. A gestão é da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

A unidade de ensino teve apenas uma semana de aula antes do recesso escolar, oportunidade em que as famílias puderam conhecer as instalações e os profissionais que atenderão os alunos. A escola conta com um ampla estrutura física, incluindo refeitório, pátio, oito salas de aula, dormitórios, área externa integrada às salas, cozinha industrial, banheiros adaptados à faixa etária dos alunos, com chuveiros, lavatórios e banheiras para as crianças de 1 ano. A instituição atende no período parcial, nos turnos da manhã e da tarde, oferecendo quatro refeições diárias. Cinquenta profissionais trabalham no local, todos vinculados à Secretaria de Educação.

“Nós colocamos o amor na frente de tudo, pois sem ele não é possível. É um trabalho novo, uma construção que, em sua prática, tem desafios. Mas nós temos garra, preparo, conhecimento e acreditamos que é possível. No entanto, nós precisamos também de apoio. A comunidade precisa disso e traz muita esperança no olhar, precisamos trabalhar por isso”, afirmou a diretora da unidade, Rachel Oliveira.

O secretário de Educação, Cláudio Leitão, ressaltou a importância do empenho dos profissionais na volta às aulas

“Eu quero fazer uma saudação especial a todos os profissionais da Educação, estendida a toda comunidade escolar. Conclamo a todos para que tenhamos uma perspectiva de melhora em relação ao primeiro semestre. Quero deixar uma mensagem de otimismo porque estamos produzindo melhoras e avanços, principalmente para o ano de 2019, quando esperamos poder construir avanços verdadeiros para a Educação de Cabo Frio. Peço esforço a todos os profissionais e alunos para que concluam bem essa segunda parte do ano letivo”, ressaltou o secretário.