Mais de 500 toneladas de pneus são recolhidos em Cabo Frio

O Dia Nacional da Reciclagem é comemorado nesta terça-feira (5) dentro da Semana Nacional do Meio Ambiente. Em Cabo Frio, a Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com a Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf), atua no projeto de logística reversa responsável pela destinação correta de pneus. De janeiro a maio já foram recolhidas 500,68 toneladas de pneus e o governo municipal recolhe e encaminha para serem transformados em cimento ecológico. Para se ter uma ideia, nos últimos 17 meses foram recolhidos 25,76 toneladas a mais de pneus do que em 2015 e 2016.



SAIBA MAIS

Cabo Frio celebra a Semana do Meio Ambiente de 6 a 10 de junho

Projetos e parcerias para preservar o Meio Ambiente em Cabo Frio

Charitas inaugura estátua do poeta Antenor Cardoso da Fonseca

Os pneus são levados para uma empresa de trituração do material e, depois de triturado é, na maioria das vezes, utilizado como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Podem ainda ser usados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A Comsercaf fica responsável pela coleta de pneumáticos inservíveis no município e em armazenar o material em um depósito. Já o Meio Ambiente fica responsável pelo controle, agendamento e elaboração do ofício de controle das retiradas dos pneumáticos.

De acordo com Luiz Cláudio Gama, presidente interventor da Comsercaf, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social. “Esse serviço é fundamental para nossa cidade, são toneladas de lixo que deixam de ser lançadas no meio ambiente. Temos uma parceria boa com as empresas de pneumáticos e estamos avançando para conscientizar algumas empresas informais e a população para efetuar de forma correta o descarte de pneus”, concluiu.

Com essas ações, a Prefeitura tem o benefício de retirar das ruas os pneus, que facilmente se transformam em criadouros de mosquitos, e ajuda na preservação do meio ambiente. O coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, salientou a função preventiva da ação. “Ao recolhermos os pneus tiramos de circulação eventuais focos do aedes aegypti que seriam espalhados pela cidade, ou seja, contribuímos para a diminuição do número de pessoas infectadas com dengue, zika e chikungunya em Cabo Frio”, avaliou.

No caso das borracharias, das lojas que comercializam pneus e das oficinas mecânicas, que tem grande quantidade de material para descarte, um caminhão fará o recolhimento. Para isso, é necessário que os responsáveis pelo estabelecimento solicitem a retirada através do telefone (22) 99898-9560. O descarte deve ser feito na Rua dos Siris, s/n, em frente ao Clube Náutico, na Ogiva.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.