Mario Flavio Moreira assume presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio

O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio, tomou posse nesta quinta-feira (29) como presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio (CONDEMA). A reunião foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na subseção Cabo Frio, no Braga, e tratou das deliberações orçamentárias para a aquisição de equipamentos e realização de obras nas áreas ambientais do município, pautas aprovadas na reunião anterior.

A presidência estava sob a responsabilidade do secretário de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo, pasta que o Meio Ambiente fazia parte antes da reforma administrativa realizada pelo governo municipal. Nessa primeira reunião, com nova gestão, participaram todos os 12 conselheiros (seis do poder público e seis da sociedade civil).

“É uma honra, para mim, estar à frente de um Conselho tão qualificado, formado por ambientalistas da própria cidade e técnicos do governo que sabem e entendem a grande necessidade que temos de cuidar do nosso meio ambiente. Afinal, tudo o que Cabo Frio é e representa, deve-se à sua natureza exuberante, e natureza é sinônimo de meio ambiente“, disse o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Durante a reunião foi acordado que parte da verba do Fundo do Meio Ambiente será investida na aquisição de três veículos 4 x 4, com cabine dupla para a Secretaria de Meio Ambiente, que irão atender também à Guarda Marítima e Ambiental e à Coordenadoria de Assuntos Fundiários nos trabalhos de fiscalização.

Além disso serão comprados seis computadores, equipamentos de proteção individual (EPIs) para agentes e fiscais, um drone para auxiliar na fiscalização, dois decibelímetros, uma impressora plotter multifuncional para a renovação e recuperação da mapoteca do município. Também será contratado um laboratório certificado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que sejam feitas análises mensais em seis pontos da Laguna de Araruama e no Rio Una.

“As aquisições que estaremos fazendo já se encontram todas em fase de licitação.  No Parque Natural do Mico-Leão-Dourado estaremos fazendo o cercamento de uma área de 2.600 metros quadrados, o que irá dificultar ainda mais as invasões. Certamente, esta reunião marca um início de uma nova era na gestão do meio ambiente em Cabo Frio”, destacou Mario Flavio.