Missa, procissão e show encerram Festa da Padroeira de Cabo Frio

As comemorações ao dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade de Cabo Frio, começaram cedo na quarta-feira (15).  Logo no início da manhã teve passeio ciclístico, organizado pelo Movimento Bike Night, e missa na Igreja Matriz Auxiliar, localizada na Rua 13 de Novembro, no Centro. À tarde houve celebração da segunda missa seguida de procissão. A banda New Bossa encerrou a programação com show na Praça Porto Rocha. A festividade teve início na sexta-feira (11).

O prefeito, Dr. Adriano Moreno, participou das duas missas e da procissão. Para ele o momento foi de celebração das famílias de Cabo Frio. “Eu sou paroquiano, então para mim é uma honra comemorar o dia de Nossa Senhora da Assunção. Que essa festa daqui para frente seja cada vez mais forte e que possa unir as famílias cabo-frienses”, comentou.

Fiéis de todas as idades participaram do cortejo, que saiu da Igreja Matriz Auxiliar em direção à Avenida que dá nome a padroeira, e foi finalizado na Igreja Matriz Histórica, localizada em frente à Praça de Porto Rocha.  Com orações e hinos, os devotos da santa realizam o trajeto que já é tradição na cidade.

“A procissão é ato público de demonstração da nossa fé. Como hoje estamos comemorando o Dia da Padroeira é um momento especial para nós cabo-frienses católicos. É um momento de expressarmos a nossa fé em Deus e  devoção à Nossa Senhora, mãe de Jesus. Nós cremos em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, mas temos a devoção à Nossa Senhora por ser a mulher escolhida por Deus para gerar Jesus”, explicou o diácono, Arildo Aguiar.

O professor, Mateus Borges, participou da missa e da procissão. Segundo ele é uma data especial pela representação que Nossa Senhora da Assunção tem para os devotos. “É uma mulher muito importante para nós católicos. Acreditamos que ela por ser mãe de Cristo alcançou o céu de corpo e alma. Esse momento também é de expressar a nossa fé”, declarou.

Após a procissão, o público pode assistir ao show da banda New Bossa e saborear as comidas que estavam sendo vendidas nas barracas no entorno da praça. De acordo com o pároco, Marcelo Chelles, toda renda arrecadada é revertida para própria comunidade paroquial. “Esse dinheiro pode ser usado na manutenção de prédio, custeio do dia-a-dia, mas sobretudo no trabalho social, na manutenção dos serviços sociais que a paróquia faz. Ao longo do ano uma boa parte da verba que utilizamos é fruto dessa festa tão tradicional”, pontuou.

O pároco explicou ainda que as comemorações externas da padroeira começaram na semana passada, porém para os católicos elas tiveram início no dia 6 de agosto quando iniciou a novena.   A festa da padroeira é organizado pela Paróquia e tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio. A festividade já faz parte do calendário de eventos da cidade.