Museu de Arte Religiosa e Tradicional é berço de história e tradição em Cabo Frio

Inaugurado em 1982, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART) é um dos pontos turístico-culturais mais importantes na história da cidade de Cabo Frio. O local sediou durante muito tempo o Convento Nossa Senhora dos Anjos e abrigou frades portugueses e brasileiros, além de uma escola de noviciado. Com arquitetura franciscana, começou a ser edificado em 1686, o acervo é constituído por imagens em terracota e madeira policromada dos séculos 17 e 18. Também possui obras de referência do século 19 restauradas recentemente.


SAIBA
MAIS:

‘Religiosidade
no Brasil’ e ‘Racismo e Preconceito’ são temas do projeto “Resenha Cultural”

“DraMARTizando”
encanta o público do museu


Quem visita o museu hoje, encontra a exposição temporária “Viva Santos Reis!”. O antropólogo e curador Daniel Arrebola traz diversos objetos das Folias de Reis da região sudeste reunidos durante anos de pesquisa. Em parceria com fotógrafos regionais, a exposição mostra imagens de diversos grupos, destacando suas diferenças regionais; e inúmeros objetos, indumentárias, máscaras, bandeiras e instrumentos das Folias. A Região dos Lagos está representada na exposição pelas Folias de Reis de São Cristóvão, Estrela do Oriente de Arraial do Cabo e Estrela Dalva, da Praia do Siqueira. A mostra fica aberta ao público até o dia 07 de julho.


Além de exposições temporárias, o local possui elementos preservados do antigo Convento e imagens religiosas dos séculos 17,18 e 19, várias delas entregues ao museu por moradores da região. Em 2017, a antiga edificação religiosa completou 331 anos e o MART lançou o livro “Cabo Frio – 400 Anos de História (1615-2015)”, disponível para download gratuito, que reúne textos de historiadores locais sobre a Baixada Litorânea Fluminense, o Convento Nossa Senhora dos Anjos e o museu.


O Mart está localizado no Largo de Santo Antônio e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados e feriados, das 14h às 18h. O agendamento de visitas guiadas acontece pelo telefone (22) 2646-7340 ou pelo e-mail mart@museus.gov.br



Fonte: Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.