Música, gastronomia, cultura e eventos esportivos vão agitar o fim de semana

O fim de semana começou e com ele os planos para aproveitar os dias de folga. Em Cabo Frio, as belezas naturais já tornam os dias mais agradáveis, principalmente se estiverem ensolarados. Para quem não conseguiu pensar em nenhuma atividade, a agenda te ajuda no planejamento com eventos culturais, esportivos, shows, gastronomia e poesia.  Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A programação começa nesta sexta-feira (30) com o “Pôr do Sol histórico”, que reúne música, poesia e curiosidades sobre o município. Tudo isso pode ser desfrutado enquanto aprecia o espetáculo do anoitecer em um dos principais cartões postais de Cabo Frio, o Morro da Guia.  O evento terá declamação de poesias de Manuel Bandeira e canções dos Tribalistas. A concentração é às 16h30, em frente ao Museu de Arte Tradicional e Religiosa (MART), no Centro.

Neste sábado (31) o bairro da Passagem recebe o ’Night in London’, a partir das 20h. O evento vai homenagear a duas bandas inglesas que marcaram época: Queen e Beatles. Embarcando no clima londrino, restaurantes do Polo Gastronômico oferecerão pratos típicos da Inglaterra. Serão três palcos, onde se apresentam Trupiniquim (palco Bamba – 20h), Léo Barreto com homenagem a Queen (palco Hilton Massa – 22h) e Vinni Azevedo reverenciando os Beatles (São Benedito – 22h). Ainda haverá projeção de filme na Igreja São Benedito e espaço kids. Os restaurantes do polo irão servir um prato típico referenciando o tema.

Para quem gosta de esporte, não pode perder a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol nas categorias de base, que começa neste sábado (31/08). Organizado pela Liga Cabofriense de Desportos (LCD), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), os jogos acontecerão no Estádio Correão a partir das 8h. Quatro times vão participar desta etapa. Os times Estrela do Jardim e CEDUF se enfrentam pela categoria sub-16. Em seguida entram em campo os times Unidos do São Francisco e Cristo é Vida, nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16. Ao todo, a competição reúne 11 clubes.

No domingo (1) terá a terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Praia, competição promovida pela Liga Cabofriense de Esportes Praianos (LICEP).  O campeonato acontece na Praia do Forte e terá seis jogos: Morubá x Gonçalão (9h), CF7 x J. Cristo (10h), CUV x Nautilus (11h), Coral x Celebridade (12h), Barcelona x Barra (13h) e Reserva do Peró x Cajueiro (14h).

Neste fim de semana, duas exposições se despedem da Casa de Cultura e Museu José de Dome (Charitas). A mostra “O homem e o mar”, com miniaturas de barcos de madeira, é do artista Ricardo Sanches e ficará disponível para visitação até este sábado (31). São 28 réplicas fiéis das embarcações originais, entalhadas no laminado de cedro e fio de cobre, que contam um pouco da história da pesca na região.

Outra exposição se chama “Diversidade”, da artista Claudia Silva, que usa a técnica do quilling, desenhos feitos com fitas de papel. A mostra conta com 26 obras e pode ser visitada até este domingo (1). O Charitas funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábado, domingos e feriados, das 15h às 20h e fica na Avenida Assunção, nº 855, no Centro.