1ª Feira do Horto faz sucesso com variedade de atrações

Por em 13/11/2017
A intenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade é resgatar o Horto Municipal não apenas como viveiro de mudas, mas como lugar de convivência social. E, ao que parece, a tarefa está sendo cumprida com êxito graças a mais um evento de sucesso: a primeira edição da Feira do Horto que, neste domingo (12), atraiu centenas de famílias que passearam, prazerosamente, entre as alamedas sombreadas do espaço.

SAIBA MAIS
Segundo a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, o evento foi mais do que uma simples transposição de local da Feira de Orgânicos do Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Centro, para o Horto Municipal, no Portinho: a partir de agora a atividade acontecerá todo segundo domingo de cada mês. Além dos tradicionais alimentos orgânicos, a I Feira do Horto também teve exposição de plantas suculentas, comidas típicas internacionais, cervejas artesanais, sucos naturais “detox”, música de qualidade e atividades recreativas para pais e filhos.

A presença das crianças, aliás, foi a grande novidade. De poucos meses aos 16 anos, elas se divertiram com as brincadeiras proporcionadas por grupos recreativos, e também com as oficinas de cultivo de mudas nativas e de hortaliças. “É muito bom ver o Horto cheio de pessoas. Mas é melhor ainda ver tantas crianças e jovens aprendendo que isso aqui é um lugar que deve ser cuidado, preservado e frequentado”, afirmou o ambientalista Antonio Angelo.

Enquanto as atrações culturais davam o tom festivo ao evento, os expositores e produtores rurais se empenhavam para dar conta de atender a todos os visitantes e fechar excelentes negócios. Até o “bom velhinho” ficou satisfeito. Foram arrecadados mais de 100 brinquedos que vão direto para a Oficina do Papai Noel, projeto social da professora Cláudia Oliveira, que limpa, conserta e embala os brinquedos para distribuí-los a crianças carentes durante o período de Natal.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, a Feira será importante para consagrar o Horto Municipal como local de eventos para as famílias de Cabo Frio. “Já está provado, e aprovado, que o Horto voltou a viver, tanto em sua função original quanto no seu novo papel de local de convivência. Estamos todos, organizadores, expositores e produtores rurais de orgânicos, satisfeitos com esse sucesso e com os resultados alcançados”, enfatizou.

Segundo o secretário do Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, todos os esforços serão redobrados para dar continuidade à recuperação da infraestrutura do Horto Municipal. “Seja como viveiro de mudas, seja como local para eventos, como esta Feira, vamos continuar trabalhando para garantir melhorias que transformem este espaço num lugar cada vez melhor para as famílias de Cabo Frio”, garantiu. O Horto Municipal de Cabo Frio fica na Avenida Henrique Terra, s/n, bairro Portinho.