“A informatização da Rede de Saúde de Cabo Frio” é tema da reunião desta quinta-feira (17)

17/05/2018

Na manhã desta quinta-feira (17) a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com o tema “A informatização da Rede de Saúde de Cabo Frio”, no auditório da Prefeitura. O evento reuniu diversos setores da saúde do município de Cabo Frio. O objetivo do encontro foi informar e mostrar como será feito todo o procedimento de informatização em todas as unidades da pasta.


SAIBA MAIS:

Dia Nacional de Luta Antimanicomial terá atividades na Praça Porto Rocha

Saúde Mental de Cabo Frio promove ações para celebrar Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Dia D de vacinação contra a gripe terá 25 postos de imunização

Para a gerente de saúde, Angélica Maurício, essa novidade facilitará o usuário e também o município, já que a informatização é um grande benefício. “É um passo muito importante na gestão, pois promoverá o acesso do usuário, além de possibilitar o município, por ser pólo da Baixada Litorânea, a identificar a linha de cuidado do paciente. Também vai agilizar tudo o que produz e será o início do fim das filas”, completou Angélica.


O projeto para implantar o sistema de informatização vem sido tratado desde 2017 e começou a ser introduzido no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. Além disso, ainda neste mês, a informatização vai começar a ser implantada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na regulação das altas complexidades. Nos próximos meses o projeto será regularizado em todas as unidades.


A finalidade da informatização da rede de saúde é vincular unidades com implantação de sistemas, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde com mais agilidade, garantindo igualdade e qualidade necessária. A partir disso, os pacientes receberão informações sobre agendamento de consultas e confirmação de exames de maneira informatizada através de uma mensagem de celular (sms). As mensagens vão conter informações com a data e local da consulta ou exame, e em até 72 horas antes do procedimento, o paciente será lembrado, podendo confirmar ou desmarcar.


Estiveram presentes o prefeito interino, Aquiles Barreto, o secretário de saúde, Roberto Pillar, o subsecretário de saúde, Luiz Carlos, a gerente de saúde, Angélica Maurício e a equipe da Eco Sistemas.