Abertura da Semana Teixeira e Sousa acontece nesta terça (21)

Por em 20/03/2017
A abertura da programação da 27ª edição Semana Teixeira e Sousa acontece nesta terça-feira (21), às 10h, na Praça Porto Rocha, com apresentação do Coral Cantavento, do maestro Rui Capdeville. O evento, que acontece até o dia 28 de março, é realizado pela Secretaria de Cultura e faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro "O Filho do Pescador", de 1843. 

Além da apresentação do coral, a abertura terá gincana de pintura, exposição fotográfica, show, contação de história, lançamento de livros e palestras. As atividades acontecerão tanto na Praça Porto Rocha, quanto no Charitas. (Veja a programação completa no site da Prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br).

“O evento está sendo feito pelo coletivo da atividade cultural do município. Reconhecemos a importância do primeiro romancista brasileiro, Teixeira e Sousa, no cenário nacional e, mais do que isso, entendemos a sua importância no local onde ele nos coloca nos dias de hoje”, disse o Secretário de Cultura, Ricardo Machado.

O coordenador do evento, João Felix, considera a Semana Teixeira e Souza um marco para cultura da Região dos Lagos. “É a oportunidade de propagar a vida e obra de Teixeira e Souza e difundir as diversas formas de expressão cultural”, ressaltou o coordenador. 

A Semana Teixeira e Sousa é realizada pela Secretaria de Cultura e foi criada por meio da Lei municipal nº 1106/1991. O evento passou a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290. 

A programação está extensa e vai acontecer em oito pontos da cidade: Charitas, Câmara de Vereadores, Praça Porto Rocha, Ferlagos,Universidade Estácio de Sá, Quilombo Maria Joaquina,  Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo, Fazenda Campos Novos, Praça da Cidadania e Shopping de Unamar.