Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Ação acontece em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente

Por em 02/06/2017
A Coordenadoria de Meio Ambiente promove neste sábado (03) um mutirão de recolhimento de micro lixo na Praia do Peró. A iniciativa acontece em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente e também em prol da conquista da certificação Bandeira Azul. A ação de limpeza está prevista para começar a partir das 9h.

“Cabo Frio sempre teve sua economia ligada ao aproveitamento de suas belezas naturais, que são suas atrações turísticas. E o projeto Bandeira Azul passa por ações como essa. Preservar e conscientizar, unindo forças com a sociedade, como será esta ação, é o início de uma recuperação plena”, opinou o coordenador Eduardo Pimenta, que acredita na realização de operações desta natureza para manter a integridade da Praia do Peró.

De acordo com especialistas, o micro lixo é o tipo de resíduo mais comum encontrado nas areias das praias. Por ser pequeno, se camufla na areia. É  extremamente perigoso, pois pode ferir os banhistas, além de poluir o meio ambiente. Guimbas de cigarro, tampas de garrafas, argolas de latas, palitos de picolé, palitos de fósforo, canudos, entre outros, são exemplos de micro lixo. A estimativa da Coordenadoria de Meio Ambiente é que o projeto de recolhimento de micro lixo seja expandido para outras praias da cidade.

O recolhimento desses materiais integra a lista de pré-requisitos do programa Bandeira Azul, que Cabo Frio busca a certificação internacional de qualidade para a Praia do Peró. A ação vai envolver estudantes da Universidade Veiga de Almeida, que além de recolher o micro lixo da areia da praia, também vão orientar os banhistas, comerciantes e moradores sobre a importância do recolhimento desse tipo de resíduo.

Ilha do Japonês é precursora da ação de recolhimento de micro lixo

A Ilha do Japonês foi um dos primeiros locais a figurar no roteiro do recolhimento de micro lixo. No início de maio, a Guarda Marítima realizou a limpeza da ilha em comemoração ao Dia do Trabalhador. Na ocasião, também foram recolhidos 250 Kg de lixo normal como pneus, tampos de vasos sanitários, chuveiros, tênis, sandálias de borracha, cadeiras plásticas, entre outros itens.

Inscreva-se em nossa Newsletter: