Ações para a recuperação da Fonte do Itajuru são iniciadas

Por em 13/06/2017
Foi dado o início da recuperação do Parque Municipal da Fonte do Itajuru. Uma parceria público-privada está viabilizando a restauração do local, que guarda um importante apelo histórico no município. Neste primeiro momento, as grades que cercam o parque estão sendo revitalizadas. A previsão é de que esta etapa aconteça em 15 dias.

De acordo com o subsecretário de Cultura, João Félix, após a recuperação das grades, serão realizadas as podas das árvores para clarear o ambiente, assim como a recuperação de toda a infraestrutura do parque. “Estamos driblando a crise e a falta de recursos para a recuperação e a revitalização dos espaços históricos da nossa cidade”, disse.

Além do início do trabalho de recuperação, o parque passou por uma limpeza geral e capina no mês de maio. A Fonte do Itajuru está localizada na Avenida Júlia Kubitschek, no bairro Vila Nova. O espaço fica aberto ao público diariamente das 8 às 17h.

História
A Fonte do Itajuru abastecia um acampamento de pesca indígena Tupinambá, além de fornecer água potável às fortalezas e embarcações europeias que traficavam pau-brasil na região.

Em 1847, por ordem de D. Pedro II em visita à cidade, foi construída uma guarita em pedra para proteger a fonte. Ela tem o teto decorado com azulejos importados e marcados com o brasão do Império. Em seus jardins encontram-se árvores nativas como o pau-brasil e a guabiroba.

Inscreva-se em nossa Newsletter: