Agentes da Prefeitura de Cabo Frio interrompem demolição de prédio em área tombada pelo IPHAN

Por da Redação em 13/03/2017
Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade flagraram e interromperam uma demolição que estava acontecendo em pleno domingo, em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (IPHAN), no centro de Cabo Frio. O fato só foi possível porque os agentes realizavam uma operação especial de fim de semana, quando os infratores acham que é mais fácil burlar a Lei.

A edificação que estava sendo demolida era a sede do Sindicato dos Estivadores de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé e Campos, fundado em 1910, localizada na Travessa Hildebrando Faria. Além de se tratar de área tombada pelo IPHAN, demolições só podem ser feitas aos domingos se contarem com uma série de autorizações do município, além da autorização do Instituto. A obra foi imediatamente embargada e o proprietário multado.

MONTES BRANCOS E VILA DO PERÓ
Agentes da coordenadoria do Meio Ambiente também flagraram irregularidades nos bairros Montes Brancos e Vila do Peró. No primeiro, denúncias levaram os fiscais a encontrar uma criação de porcos e cavalos em local cercado, dentro da área do Parque Estadual da Costa do Sol. Ninguém foi encontrado no local, mas uma nova operação será feita para a retirada dos animais e do material utilizado para o cercamento da área. No mesmo bairro, um mercado construído dentro da área do Parque Estadual, sem licença nem alvará. O estabelecimento foi multado e o responsável foi orientado a buscar legalização.

Na Vila do Peró os agentes ambientais realizaram um flagrante de grilagem de terras. Várias construções estavam sendo erguidas e lotes sendo vendidos sem conhecimento do proprietário da área.

Qualquer ameaça de dano ao meio ambiente pode e deve ser denunciada à Coordenadoria do Meio Ambiente, no seguinte e-mail: cogemacabofrio@gmail.com

Inscreva-se em nossa Newsletter: