Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Agentes de combate a vetores recebem capacitação contra pragas urbanas

Por em 28/06/2017
Com a necessidade de intensificar as ações de combate a vetores, uma equipe formada por 34 agentes estão recebendo um treinamento específico contra pragas urbanas. A qualificação está sendo feita em duas etapas e será finalizada nesta quarta-feira (28).

Durante a capacitação são realizados estudos teóricos e práticos sobre combate e controle de vetores. Além disso, os agentes são treinados também a conscientizarem toda a população. 

De acordo com os coordenadores de Vigilância Ambiental e Sanitária, Andreia Nogueira e Paulo Campos, desta vez o foco da ação são os roedores, morcegos e pombos.  “A maioria das pessoas não tem o conhecimento que vetores não são apenas mosquitos. Qualquer bicho que pode trazer doenças é um vetor”, explicou Andreia Nogueira. Ainda segundo ela, a sociedade pode colaborar no trabalho de combate. “Animais como morcegos e pombos se proliferam muito rápido. Ainda existem pessoas que alimentam esses bichos e não sabem quantas doenças graves podem causar”.

Os agentes também estão trabalhando na sinalização da esporotricose (micose de pele causada pelo fungo Sporothrix schenckii). Essa doença se manifesta em animais como gatos, cães e ratos. “O foco é mapear e contabilizar quantos animais estão contaminados. Dessa forma, temos um controle e podemos diminuir os casos”, disse a coordenadora.

A capacitação está sendo realizada no Centro de Combate a vetores, no Braga, e está sendo ministrada pela palestrante Sandra de Souza. A partir do próximo mês todas as escolas vão receber um trabalho de educação em Vigilância em Saúde Ambiental no combate a pragas urbanas.

Inscreva-se em nossa Newsletter: