Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Agentes de Saúde recebem capacitação para combate ao Aedes aegypti

Por em 01/06/2017
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Sanitária, oferece curso de reciclagem para 183 agentes comunitários de endemias (ACEs).  A capacitação acontece até o próximo domingo, dia 4, e tem por objetivo orientar os profissionais e aperfeiçoar o procedimento realizado no campo através de visita e tratamento de foco nas residências.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Andreia Nogueira, a proposta do treinamento é padronizar os atendimentos realizados pelos agentes, além de oferecer estratégias de fortalecimento da autoestima dos funcionários.

“Desde o momento em que conseguimos uniformizar as ações fica mais fácil executar o protocolo, já que todos precisam trabalhar com a mesma técnica. Tanto as visitas domiciliares quanto o tratamento feito de casa em casa precisam ter sempre qualidade. É necessário que os profissionais saibam como abordar e se portar”, explicou a coordenadora.

O curso abrange questões técnicas referentes ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Zica, Chikingunya e Febre Amarela, bem como uso de inseticidas e larvicidas. A capacitação está sendo realizada na sede da Vigilância Ambiental em Saúde, no Braga.

Inscreva-se em nossa Newsletter: