Assistência Social faz ação conjunta com a Postura junto à população em situação de rua

Por em 27/07/2017
Na quarta-feira (26) uma equipe da Prefeitura realizou uma ação com o objetivo de fazer um levantamento de dados e diagnóstico da população em situação de rua. Na ocasião, essas pessoas foram abordadas e levados à Casa de Passagem, onde foi oferecido acolhimento, recambiamento para cidade de origem e escuta especializada para proporcionar acesso a benefícios sociais através da articulação da rede socioassistencial.

A inciativa foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Coordenadoria-Geral de Licenciamento e Fiscalização de Posturas, com a finalidade de implementar um projeto de garantia de direito desse público, com atendimento qualificado que visa a emancipação do indivíduo. A equipe da Fiscalização de Posturas, composta por 16 homens, utilizou um caminhão baú e um caminhão caçamba para recolher lixo e materiais que ocupavam as vias públicas e que foram apreendidos.

O Coordenador-Geral de Licenciamento e Fiscalização de Postura, Gilson da Costa, afirmou que a iniciativa conjunta possibilita a retirada desses materiais pela equipe de postura, respeitando a utilização do espaço público e ainda garante o atendimento à população de rua pela equipe de Assistência Social.

Na ocasião foram realizados dez atendimentos, dos quais um foi acolhido, três ficaram de retornar à Casa de Passagem e os demais receberam alimentação e fizeram higiene pessoal, mas não aceitaram acolhimento.

Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Rosana Miranda, a ação foi bem sucedida e pode ser considerada um avanço no processo de saída definitiva das ruas. "Essa recusa ao acolhimento faz parte do processo da emancipação desse público e de saída definitiva das ruas. Eles são sujeitos de direito, podem ir e vir conforme garante a Constituição Federal. Porém devem respeitar a utilização dos espaços públicos conforme previsto em lei", concluiu.