Associação presta esclarecimentos sobre o Teste do Coraçãozinho no Hospital da Mulher

Por em 09/10/2017

A Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações esteve nesta segunda-feira (09) no Hospital Municipal da Mulher incentivando e prestando esclarecimentos sobre o Teste do Coraçãozinho. O exame voltou a ser realizado na unidade desde janeiro, com a atual gestão, e tem o objetivo de melhorar as condições de diagnóstico e tratamento das crianças cardiopatas e rastrear casos de Cardiopatias Congênitas Críticas. Todos os recém-nascidos na unidade receberam o procedimento.

Desde que inserido, o teste já identificou 19 casos com alterações clínicas, desses, um caso de cardiopatia foi diagnosticado. “O teste foi implantado em janeiro e todos os bebês nascidos com vida na unidade, sem exceção, receberam o procedimento. A visita da associação reafirmou a importância de oferecermos o teste para a população cabo-friense para o diagnóstico e tratamento precoce”, afirmou a administradora do hospital, Caroline Daldeoni.

A AACC Pequenos Corações é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, e que atua em todo o território nacional. O objetivo da entidade é orientar e auxiliar as famílias de crianças cardiopatas, para o acesso ao tratamento adequado e a uma vida saudável para a criança.

O teste


O Teste do Coraçãozinho consiste na realização da oximetria de pulso após as primeiras 24 horas de vida, e antes da alta hospitalar, para rastreio de cardiopatias congênitas críticas. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para preservar a vida dos bebês, já que a doença necessita de intervenção e tratamento imediatos. A incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2/1000 bebês nascidos vivos.