Bailarino cabo-friense é selecionado para participar de festival internacional de dança

Por em 13/06/2017
A simplicidade no olhar e o jeito tímido, porém sonhador, dão dicas sobre o talento Glayson Mendes, de 14 anos. O cabo-friense morador de Tamoios, e que tem o balé como paixão, foi selecionado para participar do Festival Internacional de Dança de Goiás e do Festival de Dança de Joinville, no estado de Santa Catarina. Glayson é aluno do projeto Flor de Sal, da Márcia Sampaio, que oferece aulas gratuitas de dança na cidade.

O adolescente começou na dança em 2012, com 10 anos, e atualmente divide a sua rotina entre a Escola Municipal Professora Tânia Maria Gomes de Ávila e as aulas de balé. Mas para que Glayson possa participar dos festivais em julho, a família e os amigos do jovem estão realizando uma força tarefa para arrecadar fundos para auxiliar nas despesas das viagens. Uma noite de Gala Solidária será realizada no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, no dia 12 de julho, às 20h. A entrada do evento custará R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

“Estamos correndo atrás para poder ajudá-lo através do evento e buscando patrocínios no comércio local. Os festivais têm poucas vagas, ele foi selecionado e irá representar a cidade. Estamos muito felizes e precisamos que todos se sensibilizem por este sonho”, pediu a professora Márcia Sampaio.

Já Glayson não esconde a felicidade pela conquista de participar dos festivais. “Este é o início para a realização de um sonho. Vou dar o melhor de mim, representando Cabo Frio e buscando a vitória”, assegurou o jovem. Atualmente, Glayson fica na casa da professora durante a semana para poder focar nas aulas. “Estamos trabalhando bastante para que ele esteja pronto técnica e artisticamente”, afirmou Márcia.

Os festivais
O Festival Internacional de Dança de Goiás e o Festival de Dança de Joinville são eventos consolidados pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. O primeiro acontece de 4 a 9 de julho no Centro Cultural Oscar Niemeyer reunindo dançarinos de várias partes do mundo. Já o festival de Joinville acontece de 18 a 29.

A paixão pela dança
Desde criança Glayson alimenta a paixão pela dança. Começou sua trajetória no jazz e foi “achado” por Márcia durante uma apresentação. “Ela (Márcia) viu minha apresentação, achou que eu tinha potencial e me ofereceu uma bolsa. Desde então o balé faz parte da minha vida”, contou o rapaz. Márcia classifica o aluno como um verdadeiro prodígio. “Ele tem alma de bailarino e já é um sucesso. Estamos confiantes sobre o seu bom desempenho”, assegurou.

Projeto Flor de Sal
O Projeto Flor de Sal começou em 2005 e oferece bolsas de 50% e 100% de desconto. O projeto propõe a inclusão de crianças e adolescentes à cultura por meio da dança. Atualmente o projeto funciona junto ao curso de Dança do Ballet Márcia Sampaio criado em 1983 para formar bailarinos e encaminhá-los profissionalmente. As aulas acontecem no Tamoyo Esporte Clube.