Passagem vai virar Polo Gastronômico

Por em 17/03/2017
O bairro da Passagem, tradicionalmente conhecido por ser charmoso, acolhedor e com uma arquitetura histórica, vai virar um polo gastronômico. O projeto, idealizado pela Secretaria de Turismo, pretende consolidar a Passagem como referência em gastronomia na cidade.

A iniciativa foi discutida e aprovada em uma reunião realizada entre a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e representantes de restaurantes e hotéis do bairro.

A ideia do Polo Gastronômico é que o bairro Passagem seja fechado para os veículos às sextas, sábados, domingos e feriados. Terão acesso ao pólo pedestres e famílias que forem ao local prestigiar eventos e saborear as delícias servidas nos bares e restaurantes do local. A medida visa aumentar a capacidade de atendimento desses estabelecimentos, bem como a segurança e a comodidade dos frequentadores.

“Tenho certeza que esse projeto vai impulsionar a economia local e valorizar ainda mais a Passagem, que já é um local lindo e faz parte da história de Cabo Frio”,  enfatiza o prefeito Marquinho Mendes.

A iniciativa de fechar o bairro será em período experimental. Serão realizadas reuniões freqüentes para buscar sempre a melhoria dos serviços oferecidos. Os empresários poderão avaliar o andamento do projeto junto ao Poder Público, para que ajustes sejam feitos, sempre que necessários.

Segundo o Coordenador de Postura do município, Gilson Costa, a ideia é transformar o bairro Passagem em referência, assim como é a Rua das Pedras, em Búzios: “Vale destacar que a Rua das Pedras não virou referência da noite para o dia. Foi algo construído com o tempo, dedicação e muito trabalho. Esse é o projeto para a Passagem, que o bairro se torne referência em toda a Região”, afirmou o coordenador.

Evento “Águas de Março” marcará a abertura do projeto do Point Gastronômico
O projeto Polo Gastronômico será oficialmente lançado no evento “Águas de Março”, um tributo a Tom Jobim, grande ícone da Música Popular Brasileira, que vai acontecer no Largo São Benedito, no dia 25 deste mês. O artista Ivan Morini está à frente deste primeiro evento. Para isso, vários reparos estão sendo realizados no Largo São Benedito, como troca de lâmpadas, luminárias, sinalização, pinturas de bancos, limpeza pública e manutenção das vagas de estacionamento.

Passagem: história e riqueza cultural
O bairro Passagem foi ocupado pelos Portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à cidade. Localizado no cantinho de Cabo Frio, entre o Canal do Itajuru e o mar, o bairro deu início às habitações e feitorias. O local era ocupado em sua maioria por pescadores.

A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Patrimônio Histórico, como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.

Inscreva-se em nossa Newsletter: