Cabo Frio Artes Manuais oferece qualificação e regularização profissional

Por em 12/05/2017
Começou nesta sexta-feira, 12, no shopping Park Lagos, a feira “Cabo Frio Artes Manuais”, uma série de oficinas em artesanato e de palestras sobre as etapas de formalização da atividade do artesão. A abertura do evento foi feita pelo secretário municipal de Fazenda, Clésio Guimarães. Também estiveram presentes: a vice-prefeita Rute Schuindt, representantes de secretarias municipais, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da administração do Shopping Park Lagos e da loja Caçula, organizadora do evento.

Durante esses dias de feira, além da oferta de 5 mil vagas para as aulas, o artista também poderá tirar o CNPJ e ter seu alvará emitido devido a parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Fazenda de Cabo Frio. Cada participante deve levar um quilo de alimento não-perecível (pede-se não doar açúcar nem sal). O volume arrecadado será distribuído para instituições de acolhimento a crianças e idosos escolhidas pela Secretaria de Assistência Social.

“O evento trará muita visibilidade para o trabalho que fazemos diariamente para a garantia de direitos do cidadão cabo-friense. E, sem dúvida, trará alegria dos nossos usuários do Cras ao verem seus trabalhos expostos num local onde muitos deles nunca pisaram”, comemorou Lúcia de Oliveira, coordenadora de Orientação para o Mundo do Trabalho, setor que abriga todas as oficinas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

O “Cabo Frio Artes Manuais”, organizado pela Caçula em parceria com as Secretarias de Cultura, Turismo e Assistência Social, oferece mais de cinco mil vagas gratuitas em diversas oficinas que vão desde técnicas como biscuit, decupagem, pintura em tecido, scrapbook e patchwork até bijuteria, tricô, crochê, bordado, customização entre outras.

Cada oficina tem capacidade para dez pessoas, com duração de uma hora. As inscrições são feitas na hora do evento, conforme a ordem de chegada. De acordo com o secretário de Cultura, Ricardo Machado, a feira também é uma oportunidade de o artesão se cadastrar na Secretaria para obter a carteira de artesão profissional.

Além de expor os produtos, os artesãos que participarem das oficinas também poderão comercializar a produção. O público terá oportunidade de levar para casa bijuterias feitas com escamas de peixe, utensílios e objetos de decoração produzidos com fibras naturais, bonecas, bolsas, almofadas, entre outros produtos, assim como objetos feitos a partir da reciclagem de embalagens, banners e do rejeito de lycra. Outra atração será a confecção de peças artesanais ao vivo: três artistas farão demonstrações de como produzir peças com fibras de taboa, bananeira e escamas de peixes.

Sebrae oferece curso sobre como tornar-se MEI

A partir desta sexta, e também nos 13, 18 e 19, o Sebrae vai oferecer palestras gratuitas para ensinar o artesão a tornar-se Microempreendedor Individual (MEI). Cada turma terá 30 vagas e as inscrições serão feitas na hora.

Além disso, em todos os dias de evento no shopping, haverá uma equipe do Sebrae para auxiliar o artesão a fazer o registro do MEI, disponibilizando o CNPJ do empreendedor na hora e sem custo. Para isso, é necessário apresentar identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. A Secretaria de Fazenda também participa da feira e o artista poderá ter alvará emitido na hora.

A feira também vai contar com exposição de produtos feitos por meio das oficinas oferecidas pelas Secretarias de Cultura e Assistência Social de Cabo Frio. Nesta última, haverá exposição das peças produzidas nas Oficinas de Orientação para o Mundo do Trabalho, realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social de Tamoios, Botafogo, Manoel Correia, Monte Alegre, Jardim Esperança, Jacaré, Praia do Siqueira e Central. Na primeira, haverá mostra de 32 quadros de artistas cabo-frienses selecionados nas principais associações de artesãos da cidade.

Evento: “Cabo Frio Artes Manuais”
Data: 12 a 20 de maio de 2017
Local: Shopping Park Lagos – Av. Henrique Terra, 1700, Portinho, Cabo Frio
Inscrição: gratuita (com doação de 1 kg de alimento não perecível)
Classificação etária: 10 anos
Horário:
- dias 12 e 13, das 10h às 17h30;
- dias 14 a 20, das 13h às 20h.