Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio celebra ‘Dia Mundial da Saúde Mental’ nesta terça (10)

Por em 10/10/2017
O dia 10 de outubro é lembrado como o ‘Dia Mundial da Saúde Mental’. Para celebrar a data a Coordenadoria do Programa de Saúde Mental, ligada à Secretaria de Saúde, promoveu uma ação na Praça de São Cristóvão. O evento reuniu equipe técnica e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II e AD).

Durante a ação foi promovido um abraço entre os pacientes e pessoas que passavam no local. O objetivo era explicar para as pessoas que o transtorno mental é uma doença como outra qualquer, e que é necessário buscar tratamento para que os sintomas sejam controlados e, assim, a pessoa possa levar uma vida normal. A ação também teve o intuito de reduzir o preconceito acerca dos dependentes químicos.  
Durante a programação também foi realizada uma caminhada pela praça. No trajeto, integrantes da equipe técnica explicaram como funcionam as unidades e os serviços oferecidos.

“Fomos bem recebidos pelas pessoas que distribuíram abraços sem preconceito. Foi uma experiência muito bacana. A sociedade precisa dessa conscientização de que todos somos iguais”, explicou a psicóloga responsável pelo Caps II, Ariadne Oliveira.

Em Cabo Frio as unidades do Caps são divididas em: Caps II, voltado para pacientes da psiquiatria grave; CapsAD (álcool e drogas) e CapsI (da infância). Elas contam com psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes administrativos e médicos psiquiátricos que auxiliam no cuidado e tratamento de pessoas com transtornos e dependentes.

O encaminhamento para os Caps pode ser feito por meio de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, por indicação da assistência social ou ainda por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos.

Inscreva-se em nossa Newsletter: