Cabo Frio é a primeira cidade da Região dos Lagos a lançar o programa ID Jovem

Por em 04/08/2017
O Programa Identidade Jovem será lançado em Cabo Frio na próxima quarta-feira (9). A cerimônia será na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no jardim Caiçara, a partir das 14h. O programa do Governo Federal é desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude e visa conceder benefícios e oportunidades aos jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

Através da iniciativa, o jovem tem acesso a uma série de benefícios como meia entrada em shows, eventos esportivos, cinema e teatro, além de duas vagas gratuitas em transportes interestaduais e mais duas vagas com 50% de desconto no mesmo tipo de viagem.

Uma cerimônia realizada no centro do Rio, no dia 29 de junho, lançou o programa no Estado, e agora ele chega a Cabo Frio. E o lançamento em terras cabo-frienses será o primeiro do programa na Região dos Lagos. Segundo a superintendente municipal da Juventude, Daphne Libardi, programas como esse servem para integrar a sociedade e promover a inclusão dos jovens de baixa renda:

“Essa iniciativa é muito importante pois a quantidade de jovens que não têm acesso aos benefícios é muito grande. Os jovens do interior, principalmente em áreas carentes, têm menos oportunidades. Por isso é importante levar esse programa para todas as cidades, e em Cabo Frio não será diferente”, conta a superintendente.

O ID Jovem tem como objetivo garantir o direito dos jovens de todas as regiões do Brasil, mesmo das cidades mais remotas. De acordo com a Secretaria Nacional da Juventude, só no Estado do Rio de Janeiro são cerca de 800 mil jovens aptos a participar do programa. Uma das ferramentas dessa iniciativa é o aplicativo ID Jovem, que pode ser baixado nos smartphones. A ferramenta é exclusiva para realizar a validação do QR Code apresentado pelo beneficiário do ID Jovem. Somente com a validação do código, o jovem terá acesso aos benefícios estabelecidos pelo programa.

A Superintendência da Juventude informa que logo após a cerimônia terá início o cadastro dos interessados em fazer parte do programa ID Jovem. Esses devem procurar a sede da Superintendência, que fica localizada no Terminal dos Transatlânticos, no final da Avenida Assunção, no Centro, sala 9, das 9h às 17h.

Evento vai contar com abertura da Semana da Juventude

Além do lançamento do ID Jovem a cerimônia da quarta-feira (9) vai contar também com a abertura da Semana da Juventude. O evento é organizado pela Superintendência da Juventude e o objetivo é promover atividades de caráter cultural e que desenvolvam aptidões e características particulares de cada um. A programação consiste em diversas atividades voltadas para a socialização e a interação dos jovens com a comunidade.

A Semana da Juventude foi elaborada para dar visibilidade aos problemas enfrentados pelos jovens no dia a dia. Além de estimular toda a comunidade, políticos e autoridades a se engajar pela construção de um futuro melhor para esses jovens, as atividades da Semana da Juventude levam a sociedade a uma reflexão sobre o modo de vida, adversidades e oportunidades dos jovens.