Cabo Frio participa de lançamento do programa Identidade Jovem

Por em 29/06/2017
Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Superintendência da Juventude de Cabo Frio participaram nesta quinta-feira (29) do lançamento do programa Identidade Jovem do Governo Federal. O evento foi realizado no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude e visa conceder benefícios e oportunidades aos jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. Através da iniciativa, o jovem tem acesso a uma série de benefícios como meia entrada em shows, eventos esportivos, cinema e teatro, além de duas vagas gratuitas em transportes interestaduais e mais duas vagas com 50% de desconto no mesmo tipo de viagem.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades das três esferas de governo, entre eles o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho; o secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha; e a Superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Jessica Ohana; além de representantes da juventude e da assistência social de diversas cidades do Estado. A cidade de Cabo Frio foi representada pelo secretário de Assistência Social, Rômulo Vidal; pela Superintendente da Gestão do SUAS, Luzier Barbosa; e pela superintendente da Juventude, Daphne Libardi.

A Caravana ID Jovem tem como objetivo levar o programa para todos os lugares do país para interiorizar sua diretriz e garantir o direito dos jovens de todas as regiões do Brasil, mesmo das cidades mais remotas. De acordo com a Secretaria Nacional da Juventude, só no Estado do Rio de Janeiro são cerca de 800 mil jovens aptos a participar do programa. Uma das ferramentas do programa é o aplicativo ID Jovem, que pode ser baixado nos smartphones. A ferramenta é exclusiva para realizar a validação do QR Code apresentado pelo beneficiário da ID Jovem. Somente com a validação do código, o jovem terá acesso aos benefícios estabelecidos pelo programa.

Segundo a superintendente municipal da Juventude, Daphne Libardi, programas como esse servem para integrar a sociedade e promover a inclusão dos jovens de baixa renda. “Essa iniciativa é muito importante pois a quantidade de jovens que não têm acesso aos benefícios é muito grande. Os jovens do interior, principalmente em áreas carentes, têm menos oportunidades. Por isso é importante levar esse programa para todas as cidades, e em Cabo Frio não será diferente”, conta a superintendente.

O secretário de Assistência Social de Cabo Frio, Rômulo Vidal, considerou o encontro muito bom e esclareceu que assim como os demais municípios, Cabo Frio aguardará a capacitação para iniciar a parceria entre as Secretarias e, assim, implantar definitivamente o Programa.

"Para ter direito à Identidade Jovem, é necessário efetuar o cadastro no CadÚnico e retirar o NIS (Caixa Econômica Federal). O interessado deverá comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) municipal" - explica o secretário.

Inscreva-se em nossa Newsletter: