Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio participa de reunião para implantação de turismo de base comunitária

Por em 15/03/2017
O superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, participou de uma reunião na segunda-feira (13) com presidentes de colônias de pescadores dos cinco municípios do entorno da Lagoa de Araruama e com um representante da Prolagos. O encontro aconteceu numa pousada no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, e discutiu o ordenamento da laguna, a fiscalização durante o período de defeso e a criação de um turismo de base comunitária.

O primeiro ponto discutido foi o ordenamento da laguna, visando principalmente desobstrução do canal córrego da IN2 do Ministério da Pesca. Outro tema do encontro foi a fiscalização no período de defeso, que acontece de agosto a outubro. “Ainda faltam alguns meses para o defeso, mas o planejamento para que a fiscalização seja efetiva e rígida já começou. No ano passado houve muito desrespeito, a fiscalização foi muito fraca, estamos orientando os pescadores e estudando estratégias para que as regras sejam cumpridas”, disse o superintendente.

Também foi abordado o projeto de turismo de base comunitária. O objetivo é integrar as cidades Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Araruama e Iguaba Grande, que são banhadas pela Lagoa, de forma que elas proporcionem aos visitantes a possibilidade de um roteiro turístico pela Lagoa. No caso de Cabo Frio, por exemplo, é possível visitar o Dormitório das Garças e o Anjo Caído, além de poder ir ao Shopping e à Rua dos Biquínis, na Gamboa, navegando pelas águas da laguna.

“O projeto está em fase inicial, ainda estamos estudando como será colocado em prática. Para isso, estamos em contato com a Secretária de Turismo Fabíola Bleicker, e em breve daremos outras informações sobre o projeto”, explicou o superintendente.

Inscreva-se em nossa Newsletter: