Cabo Frio promove atividades na Praça Porto Rocha e no Shopping UnaPark, em Tamoios

Por em 15/05/2017
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes será lembrado com ações em Cabo Frio. As atividades acontecerão na próxima quinta-feira (18), das 8h às 17h, simultaneamente na Praça Porto Rocha, no Centro, e no Shopping UnaPark, em Tamoios.

O evento é organizado e realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), pela Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

Durante todo dia, pessoas serão abordadas por representantes das instituições presentes com suas equipes técnicas (psicólogos e assistentes sociais) e de apoio. Serão distribuídos panfletos de divulgação, conscientização e esclarecimento a respeito da Campanha, que é nacional, e da importância da divulgação do Disque 100, que recebe anonimamente denúncias de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como os novos números telefônicos dos Conselhos Tutelares de Cabo Frio.

Na ocasião, haverá apresentações esportivas e culturais com crianças e adolescentes, que hoje são desenvolvidas pela Prefeitura de Cabo Frio através da Cogecria em parceria com instituições devidamente registradas no CMDCA, tais como LBV e Cajef.

“A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade cabo-friense a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população de crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas através dos telefones do Conselho Tutelar e do  Disque 100”, ressaltou Coordenador da Cogecria, Eliseu Pombo.

Escolha da data
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
A escolha da data se deve ao "Caso Araceli", o corrido em 1973, em que uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Diferença entre abuso e exploração Sexual
abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias
No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Em Cabo Frio, casos de abuso, violência ou abandono podem ser denunciados ao Conselho Tutelar.  A instituição funciona em dois endereços: na Rua Governador Valadares, 280, no bairro de São Cristóvão. Telefones: (22) 2646-5436 / 99213-5626. No Segundo Distrito, atende na Rua Bom Pastor, 01, em Unamar. Telefones: (22) 2630-8015 / 99746-4588.

Cronograma de Atividades –Praça Porto Rocha

08h - Início - Recursos Humanos da Cogecria, do CMDCA e do Conselho Tutelar
09h - Abertura Oficial – Hino Nacional c/ hasteamento da Bandeira Nacional. Projeto Mirim Futuro Guardião
09h30 - Apresentação 1: Artes Marciais Cogecria/LBV/CAJEF