Cabo Frio realiza dia D contra a febre amarela

Por em 10/07/2017
Poucas pessoas procuraram os postos de saúde no dia D de vacinação contra febre amarela no último sábado (8). De acordo com a Secretaria de Saúde, apenas 150 doses foram aplicadas. A vacinação ocorreu das 8h às13h nas seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança), ESF Itajuru, ESF Cajueiro, ESF Caiçara, PSF Florestinha, ESF Boca do Mato e ESF Samburá.

De acordo com a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, até agora 56% do público alvo na cidade foi vacinado e a expectativa é alcançar 174 mil pessoas até o fim do ano. “A única maneira de nos prevenirmos contra essa doença é através da vacinação. A febre amarela tem a taxa de mortalidade muito alta. Sugiro que todos aqueles que não se imunizaram procurem os postos de saúde, já que é uma única dose para toda a vida”, afirmou.

Cabo Frio não teve nenhum caso de febre amarela este ano. A vacinação é feita em pessoas entre nove meses até 60 anos de idade. Para aqueles que têm imunidade baixa, é necessário uma atenção maior e uma orientação médica antes da vacinação.

Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão: mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos, pessoas com alergia a ovo, com doenças do fígado, com hipertensão arterial sem controle adequado e com diabetes.