Cabo Frio recebe Projeto Dom Quixote entre Cartas

Por em 26/06/2017
Professores das escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio participarão nesta terça-feira, 27, da oficina-performance “Dom Quixote entre Cartas”, que tem como objetivo oferecer aos educadores a oportunidade de mergulhar no “espírito quixotesco” do amor à leitura, viajando pelos caminhos fantásticos da obra de Miguel de Cervantes, acompanhados da leitura em voz alta e música ao vivo, executadas por um elenco composto por arte-educador, atriz, músico e fotógrafo.

A obra Dom Quixote, escrita há mais de 400 anos, é considerada um símbolo mundial do amor pelos livros e do poder transformador da leitura. O fidalgo apaixonado por leituras, de tanto ler os livros de cavalaria, sente-se um cavaleiro valente e sai em busca de aventuras. Vai transformando a realidade dele e de quem o lê em um mundo muito mais interessante e desafiador.

Com base nisso, a oficina-performance “Dom Quixote entre cartas”, conduzirá uma viagem pela obra, oferecendo aos professores a oportunidade de mergulhar nessa experiência como autores de suas próprias aventuras.

"A experiência vivenciada nessa oficina será inspiração para desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura e à escrita nas salas de aula, de leitura e bibliotecas das unidades onde nossos colegas professores atuam", destaca a secretária de Educação, Laura Barreto.

A oficina literária faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto CCR, em parceria com a Secretaria de Educação de Cabo Frio e será realizado no auditório da Escola Municipal Maestro Rui Capdeville, no bairro Guarani, em duas sessões, uma no período da manhã e outra no período da tarde, com 3 horas de duração.