Cabo Frio recebe visita de alunos da UFRJ para estudo sobre rochas

A cidade de Cabo Frio é mundialmente conhecida por suas belezas naturais e rica biodiversidade. E nesta quinta-feira (29) um grupo de alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitou a região da Praia Brava e Costão para aprofundarem os estudos sobre as rochas de Cabo Frio.


SAIBA MAIS 

Cabo Frio implanta programa de Coleta Seletiva Solidária

Embarcação vai reforçar coleta de lixos e resíduos entre o Canal do Itajuru e a Praia do Forte


A pesquisa é coordenada pela professora de Geologia, Renata Schmitt, que há mais de 20 anos vem estudando a correlação das rochas de Cabo Frio com a região Costa Oeste da África, em Angola e Namíbia, e também a formação do Oceano Atlântico. Para Renata, as rochas da cidade e região são muito importantes na formação do território brasileiro.


“Estudamos a evolução do continente que existia juntando a África e a América do Sul. Uma quebra que se deu por volta de 110 milhões de anos atrás e formou as bacias costeiras do Brasil. Além disso também pesquisamos sobre o que levou o Oceano Atlântico a se desenvolver nesta região”, afirmou a professora.


As visitas fazem parte do trabalho de campo. Os estudantes andam pela área, coletam amostras para serem analisadas em laboratório, elaboram mapas e identificam tipos de rocha. Algumas das pesquisas já feitas em Cabo Frio podem ser vistas nas placas localizadas em alguns pontos turísticos da cidade como o Parque da Boca da Barra e Forte São Mateus.



Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.