Cabo Frio se prepara para sediar mais um grande evento esportivo

Por em 19/07/2017
A Praia do Forte será palco mais uma vez de um evento esportivo de grande porte. Com o apoio das Secretarias de Turismo e de Esporte e do Convention Bureau, Cabo Frio vai sediar a 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoas Havaianas, no próximo dia 30, a partir das 8h. A expectativa é que pelo menos 500 pessoas, entre atletas e equipe técnica, estejam presentes na etapa. Mais de 10 clubes de diversos lugares do estado já garantiram presença. As inscrições para clubes integrantes da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro seguem até dia 27, via e-mail (estadualcanoahavaiana@gmail.com).

A terceira etapa do campeonato,que terá a estrutura montada no canto do Forte, conta com as categorias Sênior Master, Open, Master, Estreante, Golden e Mista Open. O trajeto é de 10 KM no Open Masculino e Feminino e 5 km nas demais categorias. Para a segurança dos atletas, a prova contará com o apoio de três barcos e em cada um deles terá um remador experiente e um guarda-vidas profissional.

“A segurança dos atletas está em primeiro lugar e teremos profissionais prontos para auxiliar em qualquer situação. Cabo Frio já foi sede de muitos campeonatos brasileiros, estaduais,  e não deixa nada a desejar a outros lugares. As pessoas gostam de remar aqui, tem um mar perfeito para a canoa havaiana, com vento contra e a favor, e ondulação. A intenção é que a cidade volte a ser o que era na canoa e quem sabe num futuro próximo não será a capital da canoa havaiana brasileira?”, declarou  Renata Beatriz Asaro, uma das organizadoras.

A organização desta etapa está a cargo do Clube Cabo Frio Hui Wa’a. Alexandre Batista Asaro, ressalta a importância da cidade no circuito e no esporte. 

"A canoa havaiana chegou no Brasil em 2000 e em Cabo Frio em 2005, nesse mesmo ano já teve campeonato aqui. Já tivemos várias edições. É uma das cidades do Rio que tem mais praticantes. Aqui é o lugar ideal mesmo e faz com que o nível técnico ajude você a vencer uma prova. Queremos trazer mais competições para a cidade", informou Alexandre, que já dirigiu várias provas em campeonatos.

A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, que desde que assumiu a pasta luta para trazer de volta à cidade eventos de qualidade, comemora mais uma produção.

"Cabo Frio tem um potencial muito grande na área de eventos esportivos. É uma das cidades com mais praticantes de Canoa Havaiana no Estado. Por isso, essas parcerias têm sido importantes para fomentar o turismo e, consequentemente, a economia do município. Depois do sucesso do Aloha Spirit, temos certeza que a etapa do Estadual marca a retomada dos grandes eventos", comemorou a secretária. 

A primeira etapa do Campeonato Estadual aconteceu em Macaé, na Lagoa de Imboassica. Já a segunda, no circuito Praia de Charitas/Icaraí, Niterói. A quarta etapa também acontece em Niterói, mas na Praia de Itaipu, em outubro.

Sunset Temático dará boas vindas aos atletas
Um dia antes da prova, no sábado (29), a orla da Praia do Forte promete se transformar num pedacinho do Hawaí com a festa de boas vindas aos atletas. Promovido pelos empresários da orla com apoio do Sebrae, Sindicato dos Empresários de Hotelaria e Restaurantes de Cabo Frio, Cabo Frio Convention & Visitors Bureau e da Secretaria Municipal de Turismo, o evento acontece das 15h às 23h. Os restaurantes serão decorados com temas havaianos e o local vai contar com música para o clima de um verdadeiro luau havaiano.