Cabo Frio sedia Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro

Por em 12/07/2017
A Coordenadoria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (12) com representantes dos Conselhos Tutelares do primeiro e segundo distritos para discutir os preparativos para o LXII Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o município vai sediar o evento que acontecerá de 6 a 8 de outubro, com o tema “A política de direitos humanos da criança e do adolescente: atenção e prevenção às violências e ao ato infracional”.

Participaram da reunião o coordenador da Criança e Adolescente, José Antônio Odilon; a vice-prefeita, Rute Schuindt; os conselheiros Tutelares do primeiro distrito, Douglas Felizardo, João Paulo Quintes, Flávio Quintanilha, e a presidente do Conselho Tutelar do Segundo Distrito, Graziele Casimiro Pereira; os vereadores Aquiles Barreto e Alexandra Codeço; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luzier de Cássia Barbosa; o comandante da Guarda Civil Municipal, Armando César; a secretária de Educação, Laura Barreto; e representantes da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado.

Além da definição da data, ficou acordado que o fórum será realizado no Centro Evangelístico Internacional (CEI), localizado na Avenida Teixeira e Souza, em São Cristóvão. O evento contará com apoio da Prefeitura de Cabo Frio. Entre as atividades estão incluídas palestras, debates e programação cultural como música e dança de grupos assistidos pelos Centros de Referência em Assistência Social. A expectativa é que o município receba representantes de Conselhos Tutelares de aproximadamente 70 municípios do estado.

“O fórum estadual é importante primeiro porque é uma capacitação para conselheiros e outros profissionais dessas instituições que atuam junto a crianças; e também porque vai movimentar o turismo no município, com ocupação de pousadas e restaurantes”, explicou o coordenador da Criança e Adolescente, José Antônio Odilon.

Para a vice-prefeita, Rute Schuindt, a realização do Fórum em Cabo Frio é uma conquista: "Essa será a primeira edição do Fórum na nossa cidade. É um marco para a assistência social e para o Conselho Tutelar do município,além de ser uma excelente oportunidade para aproximar ainda mais o serviço dos assistidos, desenvolvendo políticas públicas e realizando ações que cuidem dos direitos das crianças e adolescentes", concluiu.