Cabo Frio sedia “Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público”

Por em 16/05/2017
O auditório da Prefeitura de Cabo Frio recebe nesta terça (16) e quarta-feira (17) o “Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público”. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ). O Seminário visa aprimorar técnicas contábeis aplicadas ao setor público.

Realizaram a inscrição 62 profissionais da área de Contabilidade. A solenidade de abertura do evento contou com a presença da contadora e presidente do CRC/RJ, Vitória Maria da Silva; do contador e delegado de Cabo Frio, Ramires Rodrigues de Souza; do presidente da Associação dos Contadores de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, Ademilton Dantas; e do controlador Interno da Prefeitura, Silas Nunes.

Em sua apresentação, a contadora e presidente do CRC/RJ, Vitória Maria da Silva, ressaltou a importância do profissional da área se atualizar sobre novas normas da controladoria para o setor público. “Temos a consciência que o treinamento torna a contabilidade eficiente evitando que as contas públicas sejam reprovadas”, disse ela ressaltando ainda que no ano passado 70% das contas públicas foram reprovadas no Tribunal de Conta do Estado, inclusive por falta de profissionais capacitados.

A primeira palestra foi ”Do Contabilês ao Português: Entendendo a Informação Contábil”, ministrada pelo contador Waldir Ladeira. Ele falou da importância de usar uma linguagem clara na comunicação com o gestor municipal. “Muitas vezes o gestor acaba não entendendo o linguajar do contador e acaba contratando consultores, que tem uma oratória mais articulada e descomplicada para explicar os termos burocráticos da profissão” explicou o contador.

Após essa palestra, os participantes iniciaram o Curso “Elaboração e análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”, ministrado pela contadora Yasmim da Costa.

Sobre CRC/RJ

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) é responsável por fiscalizar, registrar e desenvolver o profissional. No Estado tem 55.324 profissionais de contabilidade, sendo 35.402 contadores e 19.922 técnicos em contabilidade, além disse possui 19 delegados.