Campanha de teste-rápido de HIV é sucesso em Cabo Frio

07/04/2018
O dia estadual do Diagnóstico Precoce do HIV é celebrado neste sábado (7 de abril). Para marcar a data e ratificar a importância da prevenção ao HIV/AIDS, foi promovida nesta sexta-feira (6) uma ação em parceria entre o Hospital Dia e a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, por meio da Pastoral da Aids, que consistiu em oferecer testes-rápidos para o vírus HIV e para a sífilis. A ação foi realizada no consultório anexo à Matriz Auxiliar, no centro da cidade.

SAIBA MAIS:
Atenção Básica realiza atividades para marcar o Dia Mundial da Saúde
Fisioterapeutas do Centro de Reabilitação participam de seminário sobre Síndrome Congênita do Zika
Cabo Frio mantém vacinação de rotina contra a febre amarela

Apesar do temporal que caiu em Cabo Frio durante a parte da manhã, a procura pelo serviço foi considerada um sucesso pela organização. No total, foram feitos 72 testes de HIV e sífilis. "A procura só começou depois que a chuva parou, e não às 9h, como estava marcado. Por isso mesmo, estamos felizes com o resultado da ação", analisou Adriana Gonzalez, coordenadora administrativa do Hospital Dia.

Os serviços realizados pelo Hospital Dia são orientações para realização dos testes, tratamento e profilaxia de várias doenças. O teste rápido é feito na unidade, gratuitamente, e o resultado fornece diagnóstico para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, o hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus.

A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento assintomático, ou seja, antes que os sintomas apareçam. Isso é importante porque facilita a terapia. Qualquer tratamento tem mais êxito quando a doença é descoberta bem no princípio”, informou a médica Lucy Pires, superintendente do Departamento de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-3481.