Centros de Referência têm programação intensa durante o recesso escolar

Por em 18/07/2017
O recesso escolar já começou. Como principalmente as crianças têm mais disponibilidade durante esse período, as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) programaram muitas novidades para a última quinzena de julho. 

O Cras Manoel Correa organizou uma espécie de colônia de férias. Entre os dias 17 e 28 de julho, haverá atividades esportivas, envolvendo todas as faixas etárias participantes das oficinas. A programação acontece no Ciep Amália Ferreira, no bairro Célula Mater. 

De segunda a quinta, no período da tarde, acontecerão as provas esportivas divididas por faixa etária, incluindo todos os assistidos e responsáveis que puderem participar. Estão programadas atividades cooperativas (corrida da união, corrida da trilha do bambolê, totó humano maluco), atividades esportivas e inclusivas, divididas durante os dias de atividades, como: atletismo, futebol, natação, queimado, boliche, arremesso de peso e brincadeiras.       
          
“Tivemos essa iniciativa como parte do incansável trabalho de agregação, inclusão e fortalecimento de vínculos. Além disso, é importante trabalhar desde cedo nas crianças o espírito competitivo, passando valores como o de que nem sempre é possível ganhar tudo na vida, mas o importante é participar e aproveitar a oportunidade!”, ressalta a coordenadora Samira Sales.

No Cras Jardim Esperança, já houve a tradicional festa caipira, que foi um sucesso.  Na manhã desta segunda-feira (17), em celebração ao aniversário do bairro, foi promovido um “Café com história”. E todos os dias as oficinas vão oferecer muita distração.

No Cras Praia do Siqueira a festa julina será nesta terça-feira (18) e depois também vai ter programação especial em ritmo de colônia de férias com o objetivo de integrar os assistidos do turno da manhã e da tarde, tendo em vista que as crianças estão em período de férias escolares. 

O Cras Tamoios, que também realiza sua festa julina nesta terça, vai exibir a decoração confeccionada pela garotada das oficinas infantis e depois continuará trabalhando o tema desse mês nos grupos de reflexão: fraternidade.

No Cras Jacaré, como o "Arraiá” será na próxima quarta-feira (19), o ritmo é intenso nas oficinas, pois haverá a "Dança das Fitas" e  "pescaria" confeccionada pelas crianças. Além disso, vão realizar uma semana de resgate das brincadeiras antigas, como queimado, corrida de saco, ovo na colher, bandeirinha e etc.

O Cras Monte Alegre continua os preparativos para a festa julina, que será na quinta-feira (20). Na sexta-feira (21) às 9h será apresentada palestra sobre higiene e cuidados de prevenção à verminose, com a Dra. Tânia Machado.

No Cras Botafogo, depois da festa julina de quinta-feira (20), serão confeccionados, nas oficinas de artesanato, os instrumentos para a capoeira com material reciclável e haverá também a ampliação da horta.

Cras Central vem realizando várias atividades, como piquenique na praça com a garotada, com o objetivo de proporcionar às crianças momentos de integração e inclusão, estimulando seu comportamento diante de regras sociais e promovendo independência. Lá a festa julina também acontecerá na quinta-feira (20).