CEREST promove Encontro Regional de Saúde do Trabalhador

Desde o começo de 2017, ao menos um trabalhador brasileiro morreu a cada quatro horas e meia, vítima de acidente de trabalho. O dado é do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

SAIBA MAIS:

Campanha de teste-rápido de HIV é sucesso em Cabo Frio

Secretaria de Saúde promove ação de recolhimento de pneus usados

Atenção Básica realiza atividades para marcar o Dia Mundial da Saúde

Com base em informações disponibilizadas por vários órgãos públicos, o observatório estima que, entre o começo do ano passado e o início do mês de março de 2018, foram registradas mais de 675 mil comunicações por acidentes de trabalho (CATs), sendo notificadas 2.351 mortes.

Preocupado com a questão, o Ministério da Saúde instituiu o “Abril Verde”, chamando a atenção para a Segurança e Saúde do Trabalhador. Para marcar a data em Cabo Frio, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST BL) promove um encontro regional no próximo dia 25 de abril, última quarta-feira do mês.

O ciclo de palestras será realizado no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), tratando de três temas: “Acidente com material biológico”; “Incidência da LER/DORT”; e “Transtornos mentais nos ambientes laborais”. O credenciamento para participar do evento será feito no local, a partir das 8h. Participam do evento trabalhadores da área da saúde dos nove municípios da Baixada Litorânea; além de representantes do Ministério Público, do INSS, das vigilâncias em saúde sanitária dos sindicatos e e secretários e coordenadores municipais de Meio Ambiente.

Além deste evento do dia 25 de abril, o CEREST BL executa, em parceria com os departamentos de Vigilância de Saúde do Trabalhador e os Programas de Saúde do Trabalhador dos nove municípios da área de atuação – Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema – uma série de atividades preventivas e educativas, com o objetivo de informar e dar maior visibilidade sobre a importância da segurança do trabalho.

As ações desenvolvidas pela equipe do CEREST, inicialmente, concentram-se no reconhecimento do cenário de risco da região para conhecer o território, melhorar as informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que são precárias devido à subnotificação, capacitações permanentes nas portas de entrada, pois o tema saúde do trabalhador ainda é pouco compreendido na rede de serviços no Serviço Único de Saúde (SUS), orientações aos trabalhadores e vigilância em ambiente de trabalhador.

Em Cabo Frio, a sede do CEREST BL fica na Rua Expedicionários da Pátria, 370, em São Cristóvão, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-6548.

História

Historicamente, o mês de abril é um marco para a saúde do trabalhador, pois no dia 28 de abril de 1969 uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Aproveitando esta data, o Ministério da Saúde instituiu o mês de abril como “Abril Verde”, chamando a atenção para Saúde do Trabalhador.

Encontro Regional de Saúde do Trabalhador com Ciclo de Palestras
Data: 25/04/2018 (quarta-feira)
Local: auditório principal da Universidade Veiga de Almeida
Endereço: Estrada de Perynas, s/nº/ Cabo Frio – RJ

8h às 9h: Credenciamento

9h às 10h: Palestra com o tema: “Acidente com Material Biológico”
Palestrante: Enfermeira Dra. Geandra Quirino (Mestranda em Enfermagem Assistencial na UFF; Presidente da comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimento de Saúde de Cabo Frio; Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida)

10h às 11h: Palestra com o tema: Incidência da LER/DORT
Palestrante: Fisioterapeuta Dr. Marco Antônio de Souza Gama (Ergonomista, pela UFRJ, Perito Judicial em Fisioterapia e Ergonomia – Divisão de Perícias Judiciais Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Coordenador da Câmara Técnica de perícia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do RJ)

11h às 12h: Palestra com o tema: Transtornos Mentais nos Ambientes Laborais
Palestrante: Psicóloga Dra. Elaine da Silva Viola (Psicóloga pela UERJ; Ergonomista pela UFRJ; Mestra na linha de pesquisa em Ergonomia de Sistemas Complexos pela UFRJ; Doutora na linha de pesquisa em Ergonomia de Sistemas Complexos, Engenharia Cognitiva pela UFRJ; Psicoterapeuta Clínica em Doenças Psicológicas Relacionadas ao Trabalho e Assédio moral).