Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Ciência e Tecnologia avança na estruturação do Polo de Inovação

Por em 30/06/2017
Mais um passo foi dado para a implementação do Polo de Inovação em Cabo Frio. O Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira, participou de uma reunião na quarta-feira (29) com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Cabo Frio, da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Lagos (Asaerla) e do Convention & Visitors Bureau do município. O assunto em pauta foi a criação de estratégias para avançar nesse projeto.  

Durante a reunião, que aconteceu na sede do Sebrae, no centro, ficou definido que inicialmente será necessária a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Polo de Inovação. Após a assinatura desse documento, que já está sendo elaborado, é aberta a possibilidade de parcerias para pensar na modernização e revisão dos equipamentos públicos.

Os Polos de inovação são ambientes propícios para o fomento de iniciativas inovadoras que facilitem a modernização e a sistematização de estruturas, seja no ambiente educacional ou empresarial. Essas unidades são compostas por laboratórios de pesquisa aplicada e funcionam de maneira integrada a instituições federais. 

Em maio, o IFF garantiu apoio à implantação do Polo de Inovação. O instituto, em parceria com a Coordenadoria-Geral de Ciência e Tecnologia, estruturará o projeto e o Instituto buscará os recursos junto à Embrapii, que poderá financiar até 90% do custo total da proposta. No Estado do Rio, o IFF é o único representante da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Governo Federal, que financia projetos de Inovação.