Portal da Prefeitura de Cabo Frio

“Circuito Cultural Inclusivo: Humanidades” será lançado nesta quinta-feira (14)

Por em 12/09/2017

Está marcado para esta quinta-feira (14) o lançamento do projeto “Circuito Cultural Inclusivo: Humanidades”, realizado por meio de uma parceria das Secretarias Municipais de Cultura e de Saúde com o núcleo de musicoterapia da “Fábrica de Música”. O evento de lançamento está marcado para as 14h, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas, no centro.

Apresentado pela Secretaria de Cultura à coordenadora municipal de Saúde Mental, Sandra Aquino, em maio, o projeto tem como objetivo atuar junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promovendo a inserção dos pacientes no ambiente cultural.

Na solenidade de lançamento do Circuito Cultural, os assistidos pelo CAPS promoverão uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos pacientes nas oficinas oferecidas nos espaços.

Os CAPS (divididos em CAPS, CAPS I e CAPS AD) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos entre outros especialistas.

O “Circuito Cultural Inclusivo” é uma ação compartilhada e cada instituição desempenhará um papel para contribuir com a expansão da cultura. O transporte dos pacientes até os locais onde acontecem as programações que envolvam a Secretaria de Cultura fica a cargo da Secretaria de Saúde. A Secretaria de Cultura vai colaborar com recursos estruturais de acolhimento, ou seja, a disponibilização de espaços para realização das atividades. E os estagiários de psicologia do CAPS acompanharão os pacientes e também trabalharão a metodologia da Fábrica de Música-Ponto de Cultura, que é a musicoterapia.

Segundo a musicoterapeuta Susiane Borges, esta iniciativa é importante para os pacientes e, sobretudo, é uma ótima oportunidade para qualificar o profissional da área de saúde mental.

"O conceito de Cultura compreende os transtornos mentais como uma diversidades das humanidades na relação com o mundo", afirmou Susiane.

Inscreva-se em nossa Newsletter: