Começa a campanha de vacinação contra HPV e Meningite C nas escolas municipais

Por em 12/07/2017
As equipes do Programa de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde em parceria com a Secretaria de Educação começaram a visitar as escolas municipais com o objetivo de oferecer um reforço na campanha de vacinação contra HPV e Meningite C. A ação começou na segunda-feira (10) e vai até o dia 29 de agosto. Os alunos das escolas privadas e estaduais são direcionados ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, PAM de Santo Antônio e PS Unamar.

De acordo com a superintendente municipal em Saúde, Lucy pires, a vacina contra o HPV protege os adolescentes contra as verrugas genitais, câncer de pênis, garganta e reto, além de prevenir o câncer de colo de útero nas mulheres. “Agora a vacina contra HPV para meninos é a partir de 11 até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já a faixa etária das meninas é de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, administrada em duas doses com seis meses de intervalo”, lembrou a superintendente.

Além do HPV, a vacina contra a meningite C que já era oferecida para crianças foi estendida para adolescentes de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias para ambos os sexos e é necessária apenas uma dose da vacina. “A mudança ocorreu devido ao grande número de casos em adolescentes. A meningite tem uma rápida evolução e muitos sabem que com frequência leva à morte”, acrescentou.

As unidades que continuam realizando as rotinas de vacinação contra o HPV e Meningite C são: ESF Jardim Náutilos, ESF Manoel Correa, Centro de Saúde Oswaldo Cruz, ESF Peró, ESF Monte Alegre, ESF Boca do Mato, ESF Tangará, ESF Caminho de Búzios, ESF Praia do Siqueira, ESF São Jacinto, ESF Botafogo, ESF Florestinha, PS Unamar, ESF Samburá, PAM de Santo Antônio, ESF Nova Califórnia, ESF Maria Joaquina, ESF Parque Burle, ESF Gamboa, ESF Guarani, ESF Vila Nova e Hospital Dia.