Comerciantes da Passagem abraçam polo gastronômico e organizam evento para este fim de semana

Por em 04/05/2017
O projeto de transformar a Passagem, primeiro núcleo de ocupação de Cabo Frio, em um polo gastronômico recebeu o apoio integral dos comerciantes do local. Em reunião realizada na noite de quarta-feira (3) com a presença do prefeito Marquinho Mendes e da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, os comerciantes confirmaram a realização de forma independente de um evento no próximo fim de semana. No encontro, o prefeito Marquinho Mendes agradeceu o empenho de todos e anunciou mais um evento para o local no mês de junho.

Neste sábado (6), o Largo São Benedito irá receber o evento Passagem Bossa & Jazz, a partir das 19h. A programação conta com a banda Three Jazz e tem apoio da Prefeitura.

"Todos estão de parabéns por se envolverem de forma tão dedicada com os projetos que estão sendo realizados pela Secretaria de Turismo para qualificar ainda mais o local como atrativo da cidade. Como parte deste projeto, faremos uma noite romântica em junho em comemoração ao Dia dos Namorados. Agradeço a parceria do Sebrae, Convention Bureau e demais entidades envolvidas", disse o prefeito Marquinho Mendes.

Os comerciantes da Passagem aprovaram as novidades. Para Iris Rabelo, proprietária do Restaurante Galápagos, as ações irão fomentar ainda mais o turismo no bairro histórico.

"Ficamos motivados com as novidades. Seguindo nesta linha, tenho certeza que a Passagem irá se consolidar como um verdadeiro point para moradores e turistas", disse ela.

A reunião contou ainda com a presença do analista e gestor de projetos do Sebrae Ronald Silveira e da presidente do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio, Maria Inês Oliveros;

Polo Gastronômico

Desde o início do ano a Secretaria de Turismo vem desenvolvendo uma série de ações para transformar a Passagem em um Polo Gastronômico. A primeira ação foi a revitalização do Largo São Benedito pela Coordenadoria de Serviços Públicos. O local recebeu reparos no calçamento, na iluminação e na infraestrutura. Posteriormente ficou definido o fechamento do trânsito para veículos durante fins de semana e feriados. O polo passou a receber atividades culturais com o evento "Águas de Março", que fez um tributo ao maestro Tom Jobim.

"Precisamos impulsionar e qualificar os atrativos da nossa cidade. A Passagem é um local charmoso e de enorme importância histórica. Cabo Frio está muito além das praias e a valorização do patrimônio é imprescindível para colocar nossa cidade em um novo patamar como destino turístico", aponta a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

Fonte de história e de riqueza cultural

O bairro Passagem foi ocupado pelos portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à formação da cidade. Localizado entre o Canal Itajuru e o mar, o espaço abrigou as primeiras habitações e feitorias, e era ocupado em sua maioria por pescadores.

A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.

Mudanças no trânsito

O Largo São Benedito está sendo fechado ao trânsito de veículos todas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h às 2h da madrugada.

A medida provoca mudanças no trânsito com a interdição de sete ruas no entorno do Largo: Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, Almirante Tamandaré, Furtado, Beco do Furtado, Travessa Primeiro de Maio, Largo de São Benedito, atrás da Igreja de São Benedito, e Avenida Almirante Barroso, altura da Rua Manoel Barbosa.

Os motoristas que se deslocam no sentido Centro-Passagem devem acessar, pela Avenida Assunção, a Rua Professor Domingos Ribeiro, que fica com sentido único. Quem se desloca no sentido Passagem-Centro, pela Avenida Almirante Barroso, deve entrar na Rua Manoel Barbosa e seguir pela Constantino Menelau (a rua do canal) até a Rua Barão do Rio Branco, que fica com mão invertida e única em direção à Avenida Hilton Massa (antiga Avenida do Contorno). Com isso, durante os fins de semana e feriados não é possível acessar o Largo de São Benedito pela Avenida Hilton Massa.

Inscreva-se em nossa Newsletter: