Conselho Municipal de Assistência Social realiza primeira reunião

Por em 04/04/2017
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou nesta terça-feira (04), a primeira reunião do órgão com os integrantes eleitos para o biênio 2017/2019. São representantes do governo municipal e da sociedade civil. As reuniões são abertas ao público e ocorrem na primeira terça-feira de cada mês, às 9h30.

Como representantes do poder público foram eleitos os seguintes titulares: Luzier de Cássia Barbosa, da Secretaria de Assistência Social; Bianca Pedroso Gregório, da Saúde; Caroline Vasconcellos de Souza Carvalho, da Educação; Eduardo Leal Guimarães, da Subcoordenadoria-Geral de Habitação; Marcília Helena Cremonese Cohen, da Coordenadoria Geral da Mulher; Débora Campos dos Reis, Coordenadoria Geral da Melhor Idade; e Eliseu Augusto Martins Pombo, da Coordenadoria Geral da Criança e do Adolescente.

Da sociedade civil os eleitos são Gisleine da Cruz Paulo e Raquel dos Santos Ricardo Simas, representando os usuários da Assistência Social; Severino Gonçalves da Silva, da Apae; Maria Conceição Hlebetz Pegado, da  Fundação Santo Agostinho; Jamilça Terra de Souza, Projeto Comunitário Charles Terra; e Rosa Margarete Brandão de Oliveira, do Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (Cajef) representando entidades e organizações de Assistência Social; e Lívia Márcia Borges de Azevedo, representando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo Luzier de Cássia Barbosa, representante da Secretaria de Assistência Social, o Conselho é importante porque é permite a participação de todos. "Ele promove a participação tanto do poder público como da sociedade civil. Desta maneira, são assegurados os direitos estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social".

Dentre as atribuições do Conselho, destacam-se fiscalização do Fundo Municipal de Assistência Social; proposição de medidas para o aperfeiçoamento da organização e dos serviços prestados na área de assistência social; fiscalização dos órgãos públicos e privados componentes do sistema municipal de assistência social, avaliando os serviços prestados a nível local.

O Conselho Municipal promove, ainda, a capacitação permanente para os conselheiros, que se reúnem mensalmente na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Inscreva-se em nossa Newsletter: